quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Roda de Samba com Jorge Trindade e "Fogaréu"

Graças à alegria do compositor de sambas Jorge Trindade e ao folião conhecido na cidade como "Fogaréu", o feriado de Finados de 2010 não foi totalmente cinza como imaginávamos que seria. Ao contrário, sentados na mesa do bar do "Loirinho" em Kubistchek divertimo-nos muito e rimos com as histórias acerca do Bloco da Burrinha e do Bloco da Lelete.
O Bloco da Burrinha é uma pequena agremiação que sai pelas ruas daquele bairro divertindo e chamando os foliões a brincarem com o mais simples Carnaval de Guarapari. Sempre puxado por Álvaro Marcos (o Fogaréu), o Bloco da Burrinha começa a folia bem mais cedo que os demais, geralmente na quinta-feira, antevéspera de Carnaval.
Mesmo carente, o Bloco idealizado há três anos pelo folião Nilo Girelli, conta com marchinha própria - criada por Jorge Trindade, ou Jorge Carvoeiro - como é conhecido -, venda de abadás e o som da Banda Marcial Lira de Ouro. Tem esse nome por causa do animado Fogaréu que sai na frente do Bloco usando uma vestimenta que imita um burrico. O mesmo Fogaréu que se apresenta nas ruas da cidade com vestido, batom e bolsinha a tira-colo, encarnando a personagem "Maria Tomba-Homem", personagem principal também do Bloco da Lelete.
Jorge Trindade "cantou" a história de Fogaréu. Animado, o compositor das marchinhas do Bloco da Burrinha e do Bloco da Lelete disse que apesar de ser um folião que precisa alimentar a burrinha com muito "mé", Fogaréu é pai de família e trabalhador. Álvaro Marcos ainda anima os carnavais de Kubistchek com sua personagem Maria Tomba-Homem e organiza o Bloco da Lelete, um dos seus apelidos quando ainda era criança.
Enquanto ríamos com Jorge e Fogaréu, um dos colaboradores do Bloco da Burrinha, Carlos Alberto, juntou-se ao grupo e esclareceu alguns detalhes a respeito do bloco. Beto disse que o Bloco não sai na avenida principal de Guarapari porque a intenção é realmente alegrar o Carnaval da comunidade, sem qualquer interesse financeiro ou anseio de disputar um lugar ao sol. É um bloco carnavalesco despretencioso, divertido e levado pelos poucos recursos angariados com a venda de abadás. Em 2010, a Banda Marcial que faz a sonorização do bloco foi paga graças à venda dos abadás e das doações voluntárias de foliões anônimos.
Vale a pena conhecer e desfilar pelas ruas de Kubistchek acompanhando a Burrinha que dá nome ao Bloco.
Em 2011 não será diferente. O Bloco da Burrinha sairá pelas ruas do bairro antes mesmo que o Carnaval comece oficialmente na cidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.