Mostrando postagens com marcador Vídeos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vídeos. Mostrar todas as postagens

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mocidade Viaja Com o Rei Momo No Carnaval de Guarapari


O domingo de Carnaval ficou mais alegre em Guarapari. Enquanto alguns turistas se divertiam com os shows da Praia do Morro, outros embarcavam numa viagem emocionante e cheia de brilho que acontecia na Avenida Joaquim da Silva Lima, no Centro. É que a Mocidade Alegre de Olaria, apesar dos percalços financeiros, levou para o Carnaval de rua da cidade a figura debochada e brincalhona do Rei Momo, personagem principal no enredo de 2012.
E o Rei Momo, figura incorporada pelo divertido Ricardo, viajou por todas as alas fazendo a conexão entre os carnavais abordados pela Mocidade tal qual desenhava a sinopse criada pelo blogueiro Julio Cezar.
A comissão de frente, mostrando os Mensageiros da Alegria, abriu o caminho para que a agremiação mostrasse ao público os diferentes carnavais que acontecem pelo mundo, desde o início quando Momo, ainda um deus do Olimpo, saiu em peregrinação pela Terra após ser banido do Monte Sagrado.
Seguindo a sinopse, o ex-chefe de barracão Edson Junior, estreou como Carnavalesco da Mocidade e desenhou fantasias leves e discretas, mas com o mesmo brilho dos demais carnavais já apresentados na avenida.
Merecem ser mencionadas algumas fantasias que enriqueceram o desfile, como as da Ala do Baile de Máscaras, as da Ala dos Arlequins que trouxe como destaque o simpático Fred, bem como as da Ala do Carnaval de Espanha que trouxe toureiros e dançarinas de flamenco.
O carro que retratava o Carnaval de Veneza surgiu na avenida em forma de gôndola e trouxe como destaque o americano Aldo, com a fantasia "Gondoleiro".
A bateria Mocidade Samba Show do Mestre Rodriguinho ganhou uma fantasia leve e colorida de Tio Sam, uma alusão ao Mardi Gras de Nova Orleans. Já a Rainha de Bateria Carol Bertocchi esbanjou simpatia, samba no pé e um corpinho de causar inveja.
 O setor que retratava o Brasil trouxe fantasias alusivas ao Frevo e ao Afoxé dos Filhos de Gandhi, além de trazer a Ala composta por vários Arlequins, figura muito conhecida do Carnaval brasileiro. Os passistas desfilaram com a fantasia azul e branca de marinheiros do Enroque guarapariense, bloco muito badalado nos antigos carnavais da Cidade Saúde.
Apesar dos poucos recursos que a agremiação olariense dispunha, o Presidente Tarcísio deu conta do recado e presenteou a população mais uma vez com um desfile competente e empolgante, bem ao estilo característico da Mocidade Alegre de Olaria.



terça-feira, 19 de julho de 2011

MUG Começa a Escolher o Samba de 2012

Os fãs da Mocidade Unida da Glória já podem começar a decorar os sambas que poderão ser cantados em 2012. A MUG já iniciou o processo de escolha do samba-enredo que vai dar vida ao tema de 2012: Gonzagão! Filho do Sertão, Majestade do Baião, 100 Anos em Glória.
Já está disponível da Internet o Samba que o Quarteto Fantástico Thiago Brito, Diego Nicolau, Claudinho Vagareza e Maurício Bona prepararam para a apresentação na quadra da MUG no dia 17/07.
Vamos torcer para que o nosso amigo Thiago ganhe mais essa!

Foto de Leonardo Picinati



Confira também a apresentação na Quadra da MUG



quarta-feira, 27 de abril de 2011

Blog Divulga Novo Vídeo do Desfile

Olá, Mocidade!
Esse é mais um vídeo que o Blog da Mocidade tem o prazer de publicar para deleite dos admiradores e foliões da escola de samba Mocidade Alegre de Olaria.
Divirta-se!


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mocidade Completa 32 Anos de Existência!

Dia 23 de Abril, dia do Glorioso Guerreiro São Jorge! Dia também da Gloriosa e Tradicional Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria!
Como não podia deixar de ser, a Escola de Samba mais tradicional da Cidade Saúde festejou o seu trigésimo segundo aniversário levando para a Avenida Joaquim da Silva Lima um desfile cheio de luz e alegria. Comemorou em alto estilo e encantou o público que, mesmo debaixo de muita chuva, lotou a avenida e até desfile do último folião, componente da tradicional Ala dos Malucos.
O Blog da Mocidade comemora também com toda a Diretoria essa data inesquecível e brinda os leitores e foliões com o vídeo produzido pela MR Vídeo Produtora, do nosso amigo Marcos Rocha.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mocidade Alegre de Olaria Transforma a Avenida num Mar Azul e Branco

Com um samba de enredo empolgante e de fácil assimilação, a Mocidade Alegre de Olaria desfilou no último dia de Carnaval (08/03) trazendo para a Avenida Joaquim da Silva Lima muito luxo e beleza.
O enredo "Raízes" possibilitou ao carnavalesco Robson Alves explorar com alegria as características de três povos que deram origem à nação brasileira: os indígenas, os europeus e o povo africano. De posse da ênfase que queria dar nesse enredo, Robson apresentou um carnaval alegre e emocionante, focalizando a cultura miscigenada dos três povos.
A Escola já entrou na avenida empolgando o público que cantou o samba de autoria de Pedro Pesquisa e Tavinho. Os serafins azuis da comissão de frente apresentaram uma coreografia exaltando a comunidade de Olaria e sua escola de samba.
O cabeleireiro Carlos veio no carro abre-alas iluminando e enchendo de brilho as ondas do "mar" da Mocidade. Posicionado sobre o pandeiro (símbolo da escola), o destaque ficou envolvido por uma nuvem brilhante que encheu os olhos do público. O abre-alas foi aplaudido várias vezes.
Edson Junior, Chefe de Barracão da Mocidade, foi o destaque do carro "Herança Indígena" e representou Guaracy, Deus do Fogo.
Já o terceiro carro, luxuosamente decorado com lustres e tapete de veludo, trazia toda a corte imperial e a riqueza do povo europeu. As alas seguintes mostravam os portugueses aportando no Brasil e as invasões francesas.
Aldo, o americano que todos os anos desfila na Mocidade, foi o destaque do carro que representava a cultura africana. O carro da África "puxava" as alas "Mãe África" e "Axé Negritude". Olorum, o Princípio Criador, foi o destaque representado por Aldo.
A chuva que não parava de cair nos quatro dias de Carnaval deu uma pequena trégua no início do desfile, mas nos momentos finais, desceu com força sobre os foliões. Porém, a empolgação e a emoção da Escola não sofreram qualquer alteração.
A bateria afinadíssima comandada por Mestre Rodrigo deu um show de evolução e sincronismo. E Carol, a Rainha da Bateria, mostrou que além de bonita e simpática também consegue fazer o público entrar no clima da Mocidade.



A Mocidade encerrou o desfile trazendo a Ala dos Malucos vestidos de verde, amarelo, azul e branco, cores do Pavilhão Nacional e que representam muito bem toda a riqueza do solo brasileiro.
Depois que a Escola passou, o público emocionado ficou com a certeza de que em 2011, a Mocidade Alegre de Olaria se superou mais uma vez.

Por: Julio Cezar Gomes Pinto
Fotos: Maraisa Ferreira, Regina Gonçalves e Lilian Stein
Confira mais fotos no álbum, neste mesmo Blog.

Vídeos: Jornal da TV Guarapari e Massay Costa

sexta-feira, 4 de março de 2011

Mocidade Realiza Último Ensaio da Temporada

Enfim, estamos no limiar de um novo espetáculo na avenida! Hoje, 04/03, acontece o último ensaio da Mocidade Alegre de Olaria para o Carnaval deste ano.
Foram cinco meses de ensaios ininterruptos, mesmo nos dias em que a chuva ameaçou cair fortemente. Foram cinco meses de obediência ao cronograma preparado pela Diretoria para que a Escola de Samba mais alegre da cidade realize uma grande apresentação na Joaquim da Silva Lima, no dia 06, domingo de Carnaval.
Nesse período muitos impecilhos surgiram no meio da passarela, mas nenhum conseguiu desanimar a garra e a força dos que amam a Mocidade Alegre. Intrigas e fortes oposições - algumas declaradas e outras, não - se posicionaram diante do grupo que trabalha com afinco pela Escola e isso só serviu para tornar mais forte a vontade e a perseverança de todos.
A Mocidade também foi mais uma personagem da novela quixotesca que acontece a cada ano em Guarapari. A saga "O Direito de Sambar", batizada assim pelo Blog da Mocidade, teve momentos de aflição, angústia, comédia e ira. Tudo ao mesmo tempo! Por trás dos bastidores, muitas conversas truncadas e rasgação de seda, não foram ao ar ou não foram publicadas. Ele disse, ela disse, pago!, não pago!, etc, foram os diálogos que os autores da novelinha escreveram para todo o elenco.
No barracão, o Carnavalesco Robson Alves e o Chefe Edson Junior, Edinho, trabalharam com afinco e determinação nos destaques luxuosos com os quais a Mocidade irá encantar a platéia. Os meninos e meninas incumbidos de confeccionar as alas queimaram e furaram os dedos várias vezes mas com a satisfação de ver os produtos finais expostos ao público. As costureiras também não pararam! Até a rainha de bateria Carol e a porta-bandeira Henara entraram no ritmo frenético do "Ateliê da Mocidade".
E o que dizer da Bateria Mocidade Samba Show? O título responde por si só. Sob o comando do inovador Rodriguinho, que no último instante inventou de criar uma nova seqûencia de batidas e repiniques, a galera que pulsa a Mocidade está, à vespera do desfile, afinadíssima! Essa turma levou uma multidão de foliões aos ensaios que aconteceram no Estádio do América, ali mesmo na comunidade de Olaria. Nada mais propício!


No palco, Carlos Lemos, João Pagodinho, Valdo e Rogerinho do Cavaco usaram e abusaram da aparelhagem de som do incansável e "showman" Virgilinho. O rapaz não vê a hora de viajar para as montanhas só para descansar...
Contrariando as críticas de muitos céticos, os ensaios se tornaram verdadeiros eventos de grande público. Muitos diziam contrariados: "No campo do América?! Tão longe!" ...E o longe acabou se tornando o point do momento. Parabéns, e com honras, a Tarcísio Ribeiro e Paulo Allochio, a dupla que transformou esse sonho em realidade. Dois grandes "serafins azuis" que foram à frente e estão exaltando a grandiosidade da Mocidade Alegre.
E agora, cá estamos, prontos para apresentar um desfile de alto nível aos foliões da cidade e aos turistas que todos anos aguardam a passagem dos blocos para verem a Mocidade Alegre de Olaria transformar a Avenida Joaquim da Silva Lima num "mar de azul e branco".

Por: Julio Cezar Gomes Pinto.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dinah Inaugura a Série "Velha Guarda - Tradição e Alegria"

A entrevista com a costureira Dinah Germano acabou se tornando um alegre e saudosista bate-papo em família. Aniversariando no dia 19 de fevereiro, quando completou 64 anos, a mulher que é facilmente encontrada no barracão da Mocidade Alegre de Olaria às voltas com fantasias e adereços de carnaval, abriu o coração e a porta do seu ateliê para nos contar um pouquinho da história da Mocidade. Aliás, o ateliê de Dinah, em sua própria casa, está sempre de porta aberta a amigos e clientes que a procuram devido ao capricho e zelo com que faz suas costuras.
A costureira mais antiga da Mocidade exibe um tímido sorriso e as marcas de alguém que lutou com muito esforço para criar os filhos debruçada sobre a máquina de costura do ateliê. De poucas palavras, mas de sincero olhar, Dinah lembrou os velhos tempos da escola de samba que teve como mestre de bateria seu irmão Edson Germano. Lembrou como era bom quando as criancinhas podiam desfilar sem qualquer impecilho ou perigo.
A filha de Dinah, Eliane, é quem acompanha pela avenida a segunda Porta-Bandeira da Mocidade Henara, sua neta. Muito extrovertida, Eliane falou-nos ainda que Dinah faz um trabalho voluntário na Igreja Batista há doze anos ensinando a comunidade a costurar. Entusiasmada, a filha de Dinah mostrou-nos as fotos antigas dos desfiles da Mocidade e apontou, com orgulho, para a foto do tio à frente da bateria.
Já Ediete, sempre risonha, preparava uma cocada baiana que, de acordo com suas palavras "é tradição, assim como a Escola de Samba" e foi ensinada pelo seu pai Antero Germano, que tinha um restaurante caseiro na famosa Rua das Bonecas, no centro de Guarapari.
Às voltas com os preparativos do aniversário que ia comemorar no dia seguinte, no domingo, Dinah não se deteve em nos dar a entrevista e falar-nos de vários fatos marcantes na história da Mocidade.


Blog da Mocidade: Quando começou o seu trabalho na Mocidade?
Dinah: Eu vim morar em Olaria em 1978, vindo do bairro Aeroporto, e aqui já existia um grupo de foliões ao qual eu me integrei. Era um grupo de pessoas que acabaram se tornando os fundadores, que foi o meu irmão,  Pedro (Ribeiro), Dito (Ribeiro), Dr. Roberto (Simões) e muitos outros que até já morreram, que já se foram.

Blog da Mocidade: E quando você se integrou à escola você fazia o quê?
Dinah: Sempre costurei. De forma que eu nunca desfilei.

Blog da Mocidade: Nunca?!
Dinah: Nunca. Sempre tenho vontade.
Ediete: Na escola quem já desfilou fui eu, Edite (irmã) e Edson. Dinah nunca desfilou não.

Blog da Mocidade: Não desfilou nem como Baiana?
Dinah: Nem como baiana. Mas, se eu for sair também, será como baiana. Não desfilei ainda porque não chegou a hora.

Blog da Mocidade: Fale-nos sobre o seu irmão Edson Germano.
Dinah: Ah, Edson era um apaixonado pela Escola. Ele foi um guerreiro da Mocidade Alegre de Olaria. às vezes ele saía de porta em porta chamando os meninos para tocarem na bateria porque ele era o Mestre, né? Ele se doava muito pela Mocidade porque naquela época nós fazíamos tudo por amor. Não era como hoje, que até verba da Prefeitura a Escola recebe. Naquele tempo não existia isso não. Era tudo por amor mesmo.

Blog da Mocidade: E como eram confeccionadas as fantasias sem verba?
Dinah: Era com a ajuda de um e de outro. Nós saíamos pelas ruas pedindo dinheiro através do livro de ouro; procurávamos o comércio e os hotéis que sempre ajudavam. Havia muitos voluntários também. Hoje não existe muitos voluntários. Mesmo assim, a Olaria sempre saía na avenida para brilhar. Vinha gente até de Piuma para desfilar na Olaria, como a Carminha.

Blog da Mocidade: É verdade que fizeram um enredo homenageando o Edson Germano?
Dinah: Sim, é verdade. Houve um ano em que ele fez um samba que foi pra avenida. Logo depois, ele morreu e no ano seguinte cantaram um samba em homenagem a Edson.


Blog da Mocidade: O que é a Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria, na sua visão?
Dinah: A Mocidade é um grupo de jovens alegres, festivos e é uma parte da história da minha vida, mesmo. Estou nela há trinta e três anos.

Blog da Mocidade: Que comparação você faz com o carnaval atual?
Dinah: Ah eu tenho saudade da época em que os integrantes eram todos voluntários... Naquela época até as criancinhas podiam tocar na bateria. Os desfiles eram mais cedo, as crianças podiam ficar até o fim do desfile. Hoje não. A demora é tanta que as crianças acabam dormindo antes da escola desfilar. Eu não sei porque eles proibiram o desfile das crianças...

Texto e imagens: Julio Cezar Gomes Pinto.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Direito de Sambar - Guara Samba Recebe a Subvenção Definida Pela Prefeitura

Tudo indica que a temporada 2011 da saga "O Direito de Sambar" está chegando ao fim.
A novidade, dessa vez, é que a Guara Samba (Associação de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarapari) voltou atrás na proposta feita à Prefeitura de aumentar o valor da subvenção do Carnaval de R$ 220 mil para R$ 280 Mil e aceitou o que tinha sido definido pela Administração Municipal.
O presidente da Associação, Themistocles Neto, acabou cedendo devido ao fracasso da proposta inicial da Guara Samba causado por algumas agremiações que voltaram atrás no acordo da assembléia de janeiro e procuraram a Prefeitura para aceitarem qualquer valor que a administração quisesse repassar.
Em entrevista à TV Guarapari, Neto disse que acabou se convencendo uma vez que determinados blocos e escolas de samba já iam fazer por qualquer valor.


O Presidente da Mocidade Alegre de Olaria, Tarcísio Ribeiro, falou à redação do Blog que jamais procurou a Administração Municipal para apresentar outra proposta diferente do que havia sido resolvido na Assembléia de janeiro. Ao contrário, Tarcísio preferiu continuar cumprindo o organograma da Escola seguindo o enredo de 2011 e determinou que o barracão permanecesse confeccionando as fantasias.
Sem esperar pela verba da Prefeitura, Tarcísio buscou parcerias e acordos para conseguir recursos extras. A parceria com o América Esporte Clube foi uma que gerou excelentes resultados. Com a exploração do bar nos ensaios que acontecem de quarta a sexta-feira, a Mocidade Alegre está tendo condições de manter os trabalhos do barracão, pagando os funcionários, comprando material de confecção das fantasias e contratando músicos.
Nesta segunda-feira, dia 21/02, a Associação vai se reunir com os representantes das Escolas e dos Blocos para definir a forma como será repassada a verba da Prefeitura e quanto cada agremiação irá receber para desfilar em 2011.

Por: Julio Cezar Gomes Pinto

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Direito de Sambar - Secretário de Turismo Explica o Impasse do Carnaval 2011

A Prefeitura de Guarapari continua à procura de alguma entidade que faça o repasse da verba do Carnaval. Várias associações foram procuradas, mas nenhuma aceitou a responsabilidade. Em entrevista ao Jornal da TV Guarapari, na quarta-feira, dia 09/02, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Adriani Serpa, explicou porque a direção do Clube Aroeira resolveu voltar atrás se negando a receber a verba de R$ 220 Mil que o Clube repassaria aos blocos e escolas de samba de Guarapari.
"Em reunião de Diretoria - explica Adriani -, eles se preocuparam com uma situação que está sendo fomentada na cidade que alguns representantes de blocos carnavalescos iriam fazer a tomada desse dinheiro e, no ato da prestação de contas, eles simplesmente ignorariam isso."

O Secretário explicou que a Prefeitura não concedeu o aumento pedido pela pela associação de blocos e escolas de samba porque houve cortes no orçamento municipal, em todas as pastas.
"Nós tivemos uma redução do nosso orçamento de 2010 em cerca de 28% e a previsão para 2011 é alguma coisa em torno de 35 ou 40% em função de vários cortes, inclusive do Governo Federal." - disse o Secretário.
Sobre a possibilidade da direção do Clube Aroeira manter a decisão de não receber a verba, Serpa disse que a Prefeitura buscará outra Entidade. Disse mais ainda:
"Se nós partirmos para a troca do nome dessa Entidade agora, nós estaremos repassando essa verba tão somente na véspera do Carnaval... A Câmara se sensibilizou e fez uma sessão extraordinária para votação única e exclusivamente desse projeto, já preocupada também com o repasse. Nós temos algumas alternativas em parceria com a Liga e esse recurso vai chegar para as escolas e para os blocos."

O Secretário disse que todos os anos a Secretaria de Turismo cadastra o Carnaval de Guarapari e também o Festival da Cultura junto ao Ministério da Cultura, mas que depende da escolha do Governo Federal. Disse que não é apenas o cadastro que garante o envio de recursos pelo Ministério, mas que depende também do crivo e análise do Governo.
"Os nossos eventos acabam não entrando porque existe muita verba carimbada: Parintins e Barretos todo ano levam recursos porque são projetos de R$ 2 a 4 Milhões."
A respeito de patrocínios de empresas privadas, Serpa ressaltou a deficiência que o Município sofre: "Nosso Carnaval é aberto - disse, - se a gente tivesse uma área para realizar eventos - e a Prefeitura está trabalhando para isso - conseguiria buscar uma cervejaria, por exemplo."
Veja abaixo, na íntegra, a entrevista concedida ao repórter Carlos Souza, da TV Guarapari.

Bloco Rama Comemora os Dez Anos de Avenida

O Bloco Rama está levando uma multidão aos ensaios que acontecem às sextas e sábados no bairro Coroado. O Bloco este ano está comemorando os dez anos de desfile na avenida e traz um samba de enredo cuja letra é um apanhado de trechos dos sambas anteriores. Os ensaios são animados e acontecem na rua mesmo, bem junto da comunidade que, empolgada, participa ativamente do Esquenta.
O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Rama foi criado em 2000 a partir de um Projeto Pedagógico desenvolvido na Escola Maria Ramalhete Correa: "Brasil, Mostre Sua Cara", tendo como tema os 500 anos do Brasil.
No dia 14/07/2000, no encerramento do Projeto Pedagógico organizado pela professora Martha Aleixo foi organizado um desfile escolar na comunidade em forma de "Bloco Carnavalesco" com o enredo "Ramalhete Vem Contar Sobre Uma Nação Guerreira", de autoria de Martha Aleixo e Zazimar.
O Bloco surgiu com a intenção de promover a integração entre os moradores das comunidades do Coroado e Santa Margarida, bairros da periferia de Guarapari. A idéia de que essa intenção poderia se tornar realidade foi a grande participação dos moradores no desfile escolar em ritmo de carnaval promovido pela Escola Maria Ramalhete Correa, localizada no bairro Coroado em Guarapari, como parte da culminância do Projeto Pedagógico.
A partir desse desfile, os moradores se reuniram e fundaram o Bloco Rama (de Ramalhete), passando então a promover eventos para custear suas despesas, principalmente a compra de instrumentos e manutenção dos mesmos.
A Diretoria do bloco não pretende apenas desfilar na Avenida. As intenções vão além, como transformar o bloco em Escola de Samba, ter sua sede própria com uma quadra e barracão, promover trabalhos assistenciais e sociais - principalmente com as crianças - e continuar a promover eventos culturais e de entretenimento.
Em 2001 o Bloco desfilou pela 1ª vez na avenida com o enredo "Coroado e Santa Margarida passado e presente em busca de um futuro melhor."
Em 2006 o Bloco se apresentou na Avenida com o enredo: "De Linhares pra Guarapari, de Guarapari para o mundo".
Já em 2007, o Bloco fez uma homenagem à conhecida ginasta guarapariense, Ana Paula Ribeiro, com o Enredo: "Ana Paula Ribeiro - Uma Estrela Capixaba".

Textos extraídos das comunidades do Orkut.

Ficha Técnica:
Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Rama
Fundação: 14 de Setembro de 2000
Presidente: Vanderley Ramos Pinto (Vando);
Vice-presidente: Paulo Nascimento Oliveira dos Santos;
Cores: Verde, Azul e Branco

Imperatriz do Samba Prorroga o Desfile para 2012

É com pesar que informamos mais uma lamentável "baixa" do carnaval de Guarapari. Na semana passada fomos surpreendidos com a notícia de que a Imperatriz do Samba, a mais nova Escola de Samba do Espírito Santo, não desfilará no Sambão do Povo em 2011. Antes de publicarmos qualquer coisa a respeito, fomos em busca do carnavalesco da Imperatriz, Simão Pedro, para saber como isso foi acontecer. Ouvimos as explicações e vimos a expressão de decepção estampada no rosto do carnavalesco.
Procurando manter a tranquilidade e mostrando também auto-domínio (característica marcante de Simão), o carnavalesco levou-nos até o ateliê localizado na Prainha de Muquiçaba e revelou a quantidade de fantasias em fase final de montagem. Mostrou-nos também os desenhos dos carros alegóricos que seriam construídos para o desfile e uma lista de material que ainda precisava ser adquirido para a conclusão das fantasias e alegorias.
As explicações de Simão Pedro sobre a desistência da Imperatriz do Samba em participar do Carnaval de 2011 vieram à tona, em âmbito estadual, através do Jornal A Tribuna, edição de 10/02/2011.
" A Escola não acabou!" - disse o carnavalesco. "- Nós só não iremos desfilar em 2011, mas em 2012 estaremos no Sambão do Povo."
Leia abaixo, a transcrição do que foi publicado no Jornal A Tribuna:

Carnaval 2011 - Escola Abandona a Disputa
A falta de verba fez uma vítima no Carnaval capixaba: a escola Imperatriz do Samba, de Guarapari, que iria desfilar pela primeira vez no Sambão do Povo, em Vitória, desistiu por não ter mais recursos para continuar.
"Estamos em choque, mas não temos mais pé para continuar. A escola está praticamente trabalhando com recursos próprios", disse o carnavalesco Simão Pedro.
Simão contou que a escola recebeu R$ 15 mil da Liga Espirito Santense das Escolas de Samba (LIESES) e R$ 42 mil já foram desembolsados pelos membros da diretoria da escola.
A Prefeitura de Guarapari não deu recursos para a agremiação.
Ainda assim, o Carnaval da Imperatriz está 80% pronto. "Nosso estatuto determina que só entramos na avenida com o Carnaval 90% pronto. Agora, vamos empacotar tudo para o ano que vem", contou Simão.
Ele ainda afirmou que o estatuto da escola também determina que ela não termine o Carnaval endividada. "Esse é outro motivo pelo qual desistimos de desfilar. Não temos mais de onde tirar recursos."
Pistolas de cola quente, armações das cabeças das fantasias e material de adorno, tudo foi deixado no exato lugar em que os componentes trabalhavam. "Os meninos já choraram bastante, hoje. É uma pena", afirmou o carnavalesco.
A Prefeitura de Guarapari explicou, por nota, que lida com a questão do Carnaval através da Liga Guarapariense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.
Atualmente, apenas duas escolas de samba são filiadas à Liga: a de Olaria e a de Muquiçaba. Segundo a prefeitura, a Imperatriz do Samba não é filiada e não apresentou projeto à Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo do município.
O presidente da LIESES, Rogério Sarmento, explicou que, com a saída da Imperatriz do Samba, a noite de quinta-feira, dia 24, termina mais cedo. A Andaraí vai desfilar no horário de 22h30.
"Recebemos um ofício da agremiação sobre a desistência. Nós lamentamos, mas respeitamos a decisão", disse Rogério.
Segundo ele, a escola iria passar por uma avaliação na avenida. "Íamos ver se eles tinham condições de competir pela Liga. Com essa desistência, dificulta para eles."
Rogério não descartou a participação da escola no ano que vem. "Vamos ter bom-senso e ouvir a proposta da escola."
Rogério ainda destacou que a decisão tomada com relativa antecipação é importante. "Melhor agora do que não poder desfilar."
Foto da Reportagem de A Tribuna: Julia Terayama


Na entrevista concedida à TV Guarapari, entretanto, o carnavalesco atribui à Administração Municipal uma parcela da culpa da derrocada da Escola ao dizer que a Prefeitura não repassou uma verba pretendida de R$ 15.000,00. A Prefeitura, por sua vez, justificou que não há como repassar verba para uma escola que não é filiada à Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Direito de Sambar - Carnaval de Guarapari Ainda Sem Solução

Esta semana, mais uma capítulo da novela O Direito de Sambar foi ao ar na TV Guarapari. Há um mês de acontecer a festa mais popular do Brasil, o Carnaval, blocos e escolas de samba da cidade permanecem sem uma solução a respeito da tão esperada subvenção da Prefeitura Municipal.
Dessa vez o impasse continua porque não existe, até o momento, nenhuma entidade apta a repassar a verba da Prefeitura para as agremiações. A última notícia veiculada nos bastidores do samba guarapariense é que várias instituições foram convidadas pela Secretaria de Turismo para servirem de intermediárias para as agremiações, mas todas se recusaram.
Depois das reinvindicações dos presidentes e blocos de que R$ 220.000,00 eram insuficientes para custear toda a programação do Carnaval da Cidade Saúde (incluindo custo com palco, iluminação, sonorização e segurança), e da escolha da Associação Guara Samba pelos próprios presidentes, como entidade representativa das agremiações, a Administração decidiu permanecer com a oferta e nomear outra entidade para repassar a verba do Carnaval.


A Câmara de Vereadores aprovou no primeiro dia de fevereiro, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 004/2011 apresentado pelo Poder Executivo (Prefeitura), que dispõe sobre autorização para celebração de um convênio com a instituição Aroeira Futebol Clube como forma de contribuição social e cultural para subsidiar o custo das festividades do Carnaval 2011. Contudo, até o fechamento dessa edição, o Presidente da Aroeira, não havia se manifestado positivamente sobre o assunto.
Algumas perguntas ainda permanecem sem resposta desde os primeiros capítulos desta saga, como a questão da proibição das duas escolas mais novas de Guarapari, Acadêmicos de JK e Imperatriz do Samba, de concorrerem ao recurso. A pergunta é pertinente já que nem a Liga Guarapariense está atualmente representando nenhuma agremiação e nem a Associação Guara Samba foi reconhecida pela Administração. Resta saber, portanto, se no estatuto da Aroeira Futebol Clube existe alguma cláusula que impeça as duas agremiações de receberem uma parte da subvenção que será repassada aos demais blocos e escolas de samba de Guarapari.

Por: Julio Cezar Gomes Pinto

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mocidade Alegre Agita a 8ª FEINARTG

Os turistas e moradores de Guarapari que estiveram no calçadão da Praia das Castanheiras no último dia15/01 foram presenteados com a folia animada e contagiante da Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria.
O casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Anderson e Malu abriram alas na orla das praias do Centro à frente da Bateria Samba Show da Mocidade e arrastaram grande número de pessoas que sambavam empolgadas com a alegria sempre viva dos tamborins e surdos da agremiação.
O evento, que contou com o apoio de Cláudia Leal e Flavinha, da Secretaria de Turismo de Guarapari, teve início na Praia das Castanheiras, seguiu pela Praia do Meio e Praia da Areia Preta até o espaço cultural do Radium Hotel, local onde acontece a Oitava edição da Feira Interestadual de Negócios do Artesanato de Guarapari - FEINARTG.

Já no Espaço Cultural, a Bateria e o casal Malu e Anderson deram um show à parte. O Espaço ficou pequeno dada à grande quantidade de pessoas que ali foram prestigiar a apresentação da Mocidade.
João Pagodinho, Valdo do Cavaco, Carlos Lemos e Rogerinho do Cavaco deram o tom da festa cantando os sambas da Mocidade e o mais novo samba de enredo composto por Tavinho e Pedro Pesquisa: "Raízes", do Carnaval 2011.
Milena, Presidente da Juventude de Muquiçaba, Nina Kremer e Nelson, vice-presidente da Juventude também foram ao local prestigiar a apresentação da Bateria comandada por Rodriguinho da Mocidade.

Para maior alegria dos foliões, a Escola ainda completou a apresentação na pista de dança da Seresta que acontece todos os finais de semana no pátio do Radium Hotel. A turma da terceira idade e vários outros curiosos esqueceram o forró por alguns instantes e caíram no samba da Mocidade.
Destaque para Anderson e Malu que mostraram arte e desenvoltura no desfile da Mocidade.
As próximas escolas a se apresentarem no espaço cultural do Radium Hotel será a Juventude de Muquiçaba, dia 21 e Imperatriz do Samba, no dia 22/01.




Por: Julio Cezar Gomes Pinto

Confira algumas fotos da Apresentação (Contribuição de Cláudia Leal):











sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Direito de Sambar - Temporada 2011 - Capítulo Inédito

Há um verso no samba de enredo da Mocidade Alegre de Olaria para o Carnaval 2011, "Raízes", que retrata muito bem a posição dos representantes de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarapari:
"Firma o batuque que o Samba
Pisa forte no terreiro!
Viva a vida em sua graça
Salve o povo brasileiro."
Todos os líderes de carnaval da cidade resolveram pisar firme em seu propósito de realizar um Carnaval decente em Guarapari. Não querem boicotar, nem tampouco entrar em litígio com a administração pública. Pelo contrário, o que Tarcísio e Milena, presidentes das tradicionais escolas de samba Mocidade Alegre de Olaria e Juventude de Muquiçaba, respectivamente, desejam é garantir um desfile de qualidade na Avenida Joaquim da Silva Lima.
De igual forma, o que os representantes dos blocos querem é ter condições de investir mais na própria estrutura, como a contratação de ritmistas para os desfiles, aluguel de carros de som e a realização de festa para os foliões que adquirem os abadás.

Conforme as palavras desses líderes durante a reunião realizada no dia 12/01, no Siribeira Clube, todos querem ajudar a Prefeitura a incrementar o turismo no Município. Com o Carnaval de Guarapari, que acontece uma semana depois do Carnaval de Vitória, os turistas descem da Capital e dos demais municípios vizinhos e lotam as praias e os apartamentos de Guarapari. Com a realização do tradicional Carnaval de Guarapari, há uma grande circulação de dinheiro por todos os lados. O sofrido setor hoteleiro, o setor imobiliário, o comércio, os artesãos, os ambulantes, a economia informal e o Turismo são os mais beneficiados com toda a folia que ocorre no Centro da cidade.


Instalou-se um grande embate em torno do Carnaval. Com as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, a LIGESBC (Liga Guarapariense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos) não está podendo receber o patrocínio da Prefeitura. A AESBCG - Associação de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarapari - é uma entidade recém-criada, ainda em busca de associados. A Prefeitura, por sua vez, conta com um orçamento que disponibiliza para a LIGESBC uma colaboração de R$ 220.000,00 para a realização de todo o Carnaval. Os representantes das agremiações, entretanto, reivindicam um aumento da verba repassada pela Administração. Esse é o quadro e o enredo da novela que circula pelo mundo do samba de Guarapari.
Esse "reality show" seria espantoso se fosse uma coisa inédita... Mas, não é.
É como o BBB (Big Brother Brasil): a cada verão, uma nova edição!
É o que mostra uma notícia publicada há dois anos atrás, no jornal Folha da Cidade do dia 04/03/2009, sob a assinatura de Adriana Moreira:

Carnaval e Descontentamento

Nem tudo foi alegria na avenida do carnaval este ano. A verba que todo ano era um problema, por sair dois dias antes do início do carnaval, desta vez se tornou maior ainda. Pois além de ser entregue muito próximo da data ainda teve redução de R$ 30 mil. O que para as duas escolas de samba e os 13 blocos era pouco ficou menos ainda.
Protestos foram feitos, um dos blocos mais tradicionais, o único que sai todos os quatro dias e que leva muitos foliões para a avenida, não desfilou nenhum dia. O presidente do bloco das Misses, Mateus Fernandes, pediu desculpa aos foliões, mas não pode aceitar as condições do carnaval de 2009. “Há quatro anos a verba mantinha um valor e este ano abaixou, só que o preço das coisas aumenta. É preciso que o prefeito tenha consciência de que o carnaval aqui no centro é tradição”, ressaltou.
Mateus lembrou que há mais de 30 anos é realizado o carnaval no centro da cidade. “O bloco das Misses é para o folião que gosta de bloco de arrastão e que também não tem como pagar um abadá”, explicou. Ele falou ainda que o dinheiro que consegue é para comprar cerveja, refrigerante, água e churrasco para os foliões do bloco. Além de pagar os músicos da banda. “Eu consigo alguns patrocínios que ajudam a comprar algumas coisas e às vezes consigo brindes para distribuir”, esclareceu.
Para o presidente da Liga Guarapariense das Escolas e Blocos Carnavalescos (LIGESBC), Pedro Augusto Ribeiro, que saiu de blusa preta em protesto, essa atitude foi um ato de desrespeito, por parte da municipalidade. “Houve uma imposição quanto o valor da verba. Primeiro foi oferecido R$ 100 mil, não aceitamos porque não temos como realizar carnaval com essa quantia. Então foram colocados R$ 130 mil sem mais nenhuma negociação”, explicou.
“O carnaval do centro da cidade faz parte da cultura do povo daqui, os turistas já esperam os desfiles e não dá a atenção que ele merece, penso que é um falta de consideração”, concluiu Pedro. Para o carnaval de 2010, Pedro pretende descansar e não participar diretamente da escola de samba Mocidade Alegre de Olaria, a qual é presidente e participa há 30 anos. “Esse ano para mim foi muito desgastante, tanto físico como emocionalmente”, desabafou.

Observe ainda esse vídeo veiculado na TV Guarapari referente ao Carnaval de 2010.


Por: Julio Cezar Gomes Pinto