segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Direito de Sambar - Secretário de Turismo Explica o Impasse do Carnaval 2011

A Prefeitura de Guarapari continua à procura de alguma entidade que faça o repasse da verba do Carnaval. Várias associações foram procuradas, mas nenhuma aceitou a responsabilidade. Em entrevista ao Jornal da TV Guarapari, na quarta-feira, dia 09/02, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Adriani Serpa, explicou porque a direção do Clube Aroeira resolveu voltar atrás se negando a receber a verba de R$ 220 Mil que o Clube repassaria aos blocos e escolas de samba de Guarapari.
"Em reunião de Diretoria - explica Adriani -, eles se preocuparam com uma situação que está sendo fomentada na cidade que alguns representantes de blocos carnavalescos iriam fazer a tomada desse dinheiro e, no ato da prestação de contas, eles simplesmente ignorariam isso."

O Secretário explicou que a Prefeitura não concedeu o aumento pedido pela pela associação de blocos e escolas de samba porque houve cortes no orçamento municipal, em todas as pastas.
"Nós tivemos uma redução do nosso orçamento de 2010 em cerca de 28% e a previsão para 2011 é alguma coisa em torno de 35 ou 40% em função de vários cortes, inclusive do Governo Federal." - disse o Secretário.
Sobre a possibilidade da direção do Clube Aroeira manter a decisão de não receber a verba, Serpa disse que a Prefeitura buscará outra Entidade. Disse mais ainda:
"Se nós partirmos para a troca do nome dessa Entidade agora, nós estaremos repassando essa verba tão somente na véspera do Carnaval... A Câmara se sensibilizou e fez uma sessão extraordinária para votação única e exclusivamente desse projeto, já preocupada também com o repasse. Nós temos algumas alternativas em parceria com a Liga e esse recurso vai chegar para as escolas e para os blocos."

O Secretário disse que todos os anos a Secretaria de Turismo cadastra o Carnaval de Guarapari e também o Festival da Cultura junto ao Ministério da Cultura, mas que depende da escolha do Governo Federal. Disse que não é apenas o cadastro que garante o envio de recursos pelo Ministério, mas que depende também do crivo e análise do Governo.
"Os nossos eventos acabam não entrando porque existe muita verba carimbada: Parintins e Barretos todo ano levam recursos porque são projetos de R$ 2 a 4 Milhões."
A respeito de patrocínios de empresas privadas, Serpa ressaltou a deficiência que o Município sofre: "Nosso Carnaval é aberto - disse, - se a gente tivesse uma área para realizar eventos - e a Prefeitura está trabalhando para isso - conseguiria buscar uma cervejaria, por exemplo."
Veja abaixo, na íntegra, a entrevista concedida ao repórter Carlos Souza, da TV Guarapari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.