terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bloco Papadéfu's Esquenta os Tamborins no Boteco Bohemia

Quem ainda não desfilou no Bloco Papadéfu's não sabe o que está perdendo!
Esse é um dos Blocos Carnavalescos mais animados que há em Guarapari. O pessoal é animado e o "hino" do bloco deixa a turma com um leve ar de deboche quando passa pelas avenidas de Guarapari. O Bloco tem até a ala das crianças, chamada de "Bloco Papinha", que encanta e embala os foliões de Guarapari.
Ano passado, em 2010, o pré-Carnaval lotou o Boteco, em nova Guarapari, levando a bateria “Mariscada” para agitar a galera presente. Além do Boteco, a bateria “Mariscada” agitou tudo nos desfiles do Centro e da Praia do Morro, levando todos os foliões e turistas presentes a cantar o hino do bloco. Cerca de 3.000 foliões brincaram com o Bloco Papadéfu's nos dias de desfile.
O Bloco Papadéfu's é bastante organizado e tem inclusive um site na internet, contando toda sua história desde a fundação.


Em meados de 1978, através de uma brincadeira de um grupo de amigos, surgiu o Papadéfu´s. Inicialmente, tratava-se de um grupo de amigos que se reuniam aos domingos para jogarem futebol de areia na Praia do Morro. Por existirem dois integrantes que participavam de todos os velórios e enterros da cidade veio o nome Papadéfu´s, da expressão popular “papa defuntos”. Este nome foi dado inicialmente ao time de futebol de areia, que também jogava futebol de campo e salão. Como time de futebol de areia, foram campeões por 4 anos consecutivos em campeonatos municipais. Posteriormente o time transformou-se em um grupo de amigos e familiares que se reuniam para pular e brincar carnaval.
Em 1999, em época de carnaval, o grupo de amigos decidiu sair às ruas dos bairros Praia do Morro e Muquiçaba e decidiram chamar o Bloco carnavalesco também de Papadéfu´s. Deste modo, o grupo foi participando dos carnavais tendo seus materiais emprestados ou doados pelos próprios participantes ou amigos. Tudo sempre muito precário. Montava-se uma improvisada aparelhagem de sonorização que seguia em cima de uma charrete alugada e puxada por um pônei. Assim seguia o Papadéfu´s, que por onde passava ganhava novos foliões e simpatizantes. O bloco reunia famílias inteiras, uniformizados ou fantasiados, reuniam crianças, amigos e muitos turistas durante os 3 dias de carnaval.
Em 2005, o desfile do Papadéfu´s passou a fazer parte do Calendário do Carnaval de Guarapari. No desfile realizado na Av. Joaquim da Silva Lima, na terça-feira de carnaval, o bloco foi acompanhado pela bateria da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba e foi cantado o hino do Papadéfu´s.
Já em 2007, os ensaios passaram a ser realizados toda semana com a participação da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba. Isso proporcionou um grande crescimento para o bloco, que levou nesse ano 700 foliões para a avenida. Foram dois dias de desfile. No primeiro dia houve a participação da Banda Lira de Ouro e DJ e o desfile foi realizado na Av. Beira Mar na Praia do Morro. No segundo dia o bloco desfilou no Centro da cidade, na Av. Joaquim da Silva Lima com uma passagem cheia de animação e muita folia. A festa de encerramento foi realizada no Tonteria Bar e Botequim com a participação de um grupo de pagode e DJs.
O Carnaval de 2008 entrou para a história do Bloco Papadéfu´s com grandes eventos antecedendo o Carnaval do mesmo ano. Realizamos também, na Pedreira Adventures Park, o evento “Ressaca”, onde contamos com grandes atrações, entre elas a Bateria da Unidos de Jucutuquara, bi-campeã do Carnaval Capixaba. Superando todas as expectativas, em 2009, mais de 1500 foliões, em cada dia de desfile, se encantaram com a alegria do bloco e até as crianças se divertiram com o Bloco Papinha, exclusivo para os pequenos.
Com a proposta de desfilar no domingo de Carnaval no Centro e na segunda-feira, na Praia do Morro, o Bloco realiza neste mês de fevereiro - até o dia do Carnaval - o seu "Esquenta" no Boteco Bohemia, na Enseada Azul, em Meaípe, conforme a Programação Oficial do Site.

Veja mais fotos e outras novidades no Site do Papadéfu's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.