Mostrando postagens com marcador Carnaval 2013. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Carnaval 2013. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mocidade Alegre de Olaria Participará do Quadro Dança da Galera

A direção e equipe do programa Domingão do Faustão da Rede Globo divulgou as celebridades que irão conhecer as cidades participantes do quadro Dança da Galera, do qual Guarapari participará.
 Ao contrário da primeira edição, que contou apenas com Dani Suzuki e Joaquim Lopes, a segunda temporada traz quatro famosos, divididos em duas duplas. Monique Alfradique e Sérgio Marone vão visitar três cidades, enquanto Ricardo Pereira e Fernanda Motta vão conhecer outras três.
Fernanda e Ricardo conhecerão Botucatu (SP), Guarapari (ES) e Corumbá (MS). Monique e Sérgio vão visitar Bento Gonçalves (RS), Coruripe (AL) e Cruzeiro do Sul (AC). Os famosos serão embaixadores de cada cidade e irão convocar a população para se inscrever e participar do quadro.
De acordo com a produção da Globo, todas as pessoas acima de 12 anos podem se inscrever para participar da dança. Os interessados devem estar munidos de RG e CPF, ter acima de 12 anos e gozar de boa saúde.A Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria irá participar da gravação do quadro a partir das 16h no Radium Hotel, quando então começarão as inscrições dos interessados.
O quadro deverá reunir mais de 1.000 pessoas para realizar uma dança conhecida como “coreografia massiva”, como acontece nas aberturas das Olímpiadas. A dança será coordenada pela emissora e por uma equipe internacional comandada pelo italiano, stage manager, Alberto Carmignani, que participou da produção da festa brasileira no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Depois das gravações, quando o programa for ao ar, as cidades serão divididas em confrontos que vão decidir o prêmio de R$ 100 mil para a Pastoral da Criança local. O vice leva R$ 25 mil para a mesma instituição. O vencedor é definido pela votação do público por telefone, SMS e pelo site do Faustão.
O Dança da Galera 2013 traz mais uma novidade em relação à edição de 2012. Neste ano, 12 gatas do Balé do Faustão vão participar do quadro! Divididas em duplas, essas beldades vão levar muita energia e empolgação para a galera participante. Conheça abaixo, as que estarão em Guarapari.

Lays Brenha (Foto: Domingão do Faustão / TV Globo)
 Lays Brenha "Nunca fui a Guarapari! Estou muito animada e empolgada, é uma novidade. Estou muito feliz e vou dar meu melhor para fazer com que as pessoas se sintam acolhidas. Dança da Galera 2013, estamos juntos!".


Lidiane Rodrigues (Foto: Domingão do Faustão / TV Globo)

Lidiane Rodrigues "Estou ansiosa para chegar a Guarapari e começar a trabalhar. Vai ser muito legal, é uma experiência nova. Adoro trabalhar e vou me divertir muito, mesmo que seja cansativo. Estou muito feliz e esta é uma oportunidade única! Vai ser muito bom!".



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mocidade Faz Desfile de Protesto Pelas Ruas de Olaria


A Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria organizou no último dia de Carnaval (12) um desfile pelas ruas do bairro da agremiação em sinal de protesto à falta de verba pública para a realização da Folia de Momo de 2013.
Empunhando faixas e vestindo roupas pretas, os foliões da Escola de Olaria saíram pelas ruas do bairro e foram aplaudidos pelas pessoas que acompanharam o cortejo. Além das faixas com diversos dizeres de insatisfação, os foliões levaram um caixão preto onde se podia ver um boneco fantasiado e um pequeno cartaz que dizia "Carnaval 2013".
Foliões e dirigentes de outras agremiações, como também os líderes da LIGESBC, aderiram ao protesto e participaram do desfile.
Em nota divulgada na Internet, na sexta-feira (08), a Prefeitura explicou que a verba do Carnaval de 2013 não podia ser repassada porque a subvenção do Carnaval de 2012 não teve a prestação de contas aprovada pela Controladoria Geral do Município. A Nota esclarece ainda que as justificativas por parte da Mocidade Alegre de Olaria - agremiação que recebeu a incumbência de repassar a verba aos blocos e escolas de samba - foram solicitadas com o prazo de 15 dias, porém a Mocidade apresentou as justificativas somente às vésperas do Carnaval (17 de Janeiro). As justificativas, no entanto, foram consideradas insatisfatórias pelo órgão fiscalizador.
Almir Gonçalves, vice-presidente da Liga disse, em entrevista à TV Guarapari, que a entidade responsável pela organização do Carnaval está respondendo um processo judicial desde 2004, e que desde aquele ano vinha organizando o Carnaval da cidade através de liminar.
Também em entrevista à TV Guarapari durante a apresentação do Carnaval da Avenida Joaquim da Silva Lima, Tarcísio Ribeiro - atual presidente da Mocidade - conclamou foliões e simpatizantes da agremiação a comparecerem à praça principal do bairro em protesto. Segundo Tarcísio, faltou vontade política da administração municipal para que o recurso aprovado pela Câmara de Vereadores fosse entregue aos Blocos e Escolas de Samba filiados à Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (LIGESBC).
Embora não tenha repassado nenhuma subvenção às agremiações, a Prefeitura de Guarapari contratou a empresa Colorsom a título emergencial e colocou iluminação, sonorização, palanque e separadores de público na Avenida Joaquim da Silva Lima. Porém, somente alguns blocos realizaram desfiles, tais como o Papadéfus, Amigos da Fonte, Rama, Bloco da Saúde, Quem Não Sabre Brincar, Cachorra Doida e Funil. O Bloco das Misses desfilou no sábado às 17h e o Bloco Papinha, na terça-feira, às 16h.
A Escolas de Samba Mocidade Alegre de Olaria, Imperatriz do Samba e Juventude de Muquiçaba não desfilaram.

Texto publicado no Blog Batuque na Praia, por Julio Cezar Gomes Pinto
Foto de Fabiola Braz

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cancelado o Carnaval de Guarapari


A notícia de que o Carnaval de Guarapari deste ano foi cancelada apanhou os foliões e demais moradores da cidade de surpresa. A bomba, anunciada ao vivo no dia 03 de  fevereiro pelo prefeito interino Wanderlei Astori através do Jornal da TV Guarapari, causou o maior rebuliço junto aos presidentes de blocos e escolas de samba da cidade.
De acordo com Wanderlei Astori, não houve prestação de contas da subvenção do ano passado e, se a verba for repassada este ano, a administração terá problemas com a Justiça. O prefeito disse ainda que a verba no valor de R$ 270 mil, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores no ano passado, já está disponível para as agremiações desde janeiro, porém não pode ser entregue aos coordenadores do evento.
O primeiro impedimento para liberação do recurso foram as eleições. Enquanto a eleição do novo prefeito não ocorresse, o dinheiro não poderia ser entregue aos blocos e escolas.
Visivelmente preocupado, o vice-presidente da Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos LIGESBC, Almir Gonçalves, compareceu aos estúdios da emissora para esclarecer os motivos pelos quais o Carnaval fora cancelado pela prefeitura. Segundo ele, não há qualquer problema com a prestação de contas.
"A verba foi administrada pela Escola de Olaria e a prestação de contas ocorreu corretamente", disse ele.
Interrogado acerca do motivo pelo qual a Liga não está administrando o recurso cedido pela Prefeitura, Almir falou que o valor é ultrapassado e não atende às despesas com palco, sonorização, iluminação, equipe de apoio, entre outras.
Os R$ 270 mil permanecerão no caixa da Prefeitura e podem ser utilizadas em outras secretarias como Saúde e Educação. A Prefeitura informou que levará o Bloco da Saúde para a Avenida Joaquim da Silva Lima, como acontece todos os anos, realizando ações preventivas contra as doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo preservativos.
O presidente da Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria, Tarcísio Ribeiro, reuniu-se com a Diretoria da agremiação e anunciou que continuará com os ensaios e com os trabalhos no barracão, mesmo porqueá    assumiu dívidas junto aos fornecedores que deverão ser sanadas.
"Independente da verba da Prefeitura, nós iremos continuar com os ensaios no campo do América para tentarmos diminuir o valor do prejuízo, que já passa dos R$ 30 mil", disse ele. "O barracão não vai parar. O material já foi comprado, o pessoal precisa receber pelos dias trabalhados e, caso não seja possível mesmo desfilar este ano, iremos guardar tudo para o ano que vem. Por enquanto, suspendi a confecção dos carros alegóricos."
Já o presidente da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba, Nelson Garcia, disse em entrevista ao Jornal Folha da Cidade que entrou em contato com os parceiros das escolas de samba de Vitória e dispensou a ajuda deles para finalizar os adereços e carros alegóricos. Disse ainda que se reuniu três vezes com o prefeito Wanderlei Astori na sexta-feira (dia 1º) e não recebeu esperanças de que a situação seria resolvida.
Nesta quarta-feira, dia 06, os envolvidos com o Carnaval tentarão alguma forma de viabilizar o evento junto ao Governo Estadual e Órgãos Judiciários.

Por: Julio Cezar

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Blog Batuque na Praia Vai Eleger os Melhores do Carnaval

O Blog Batuque na Praia, em parceria com a Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (LIGESBC), está promovendo o concurso Melhores do Carnaval 2013 da Cidade Saúde!
O concurso visa buscar a opinião pública acerca dos melhores desempenhos na Avenida Joaquim da Silva Lima. O Blog vai eleger a Melhor Escola de Samba e o Melhor Bloco Carnavalesco. E o que vai importar será a opinião pública.
Na categoria "Escola de Samba", serão julgados - a princípio - os seguintes quesitos:
Melhor Comissão de Frente; 
> Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira; 
> Melhor Ala de Baianas; 
> Melhor Bateria;
> Melhor Samba-Enredo;
> Melhor Intérprete;
> Melhores Fantasias;

> Melhores Alegorias;
> Melhor Carnavalesco.

A Agremiação que tiver o maior número de quesitos considerados "melhores", será automaticamente eleita a Melhor Escola de Samba de 2013.
Já na categoria "Bloco Carnavalesco", a princípio serão considerados os seguintes quesitos:
> Melhor Animação;
> Melhor Organização;
> Melhor Abadá;
> Melhor Samba/Marchinha;
> Melhores Foliões.
O Bloco que somar o maior número de quesitos "melhores" será eleito o Melhor Bloco Carnavalesco de 2013.
O link para votação do público será aberto no blog Batuque na Praia a partir do primeiro dia do Carnaval, no sábado, dia 09 de fevereiro, quando começam os desfiles de Blocos Carnavalescos.
Participe!
Visite o Batuque na Praia e vote na agremiação de sua preferência.
Quanto maior o número de votos, mais chance tem a sua Escola ou Bloco de Coração ganhar o título de 2013.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mocidade Inicia Temporada de Ensaios Para o Carnaval 2013

A Mocidade Alegre de Olaria iniciou na semana passada a temporada de ensaios da Bateria Mocidade Samba Show para o desfile do Carnaval 2013.
Pretendendo repetir os sucessos dos anos anteriores, quando firmou parceria com o clube do América e lotou o campo de foliões olarienses, a Diretoria irá explorar o bar e irá apresentar shows de samba e pagode nas sextas-feiras.
Os ensaios começam às 21 horas e se estendem madrugada a dentro.
Hoje, sexta-feira (11/01), o show ficará sob a responsabilidade de Rogerinho do Cavaco e banda. Na semana passada e na próxima,  Grupo Samba Zone vai animar a galera.
Não perca!



Infelizmente, devido à forte chuva,
o ensaio de hoje foi cancelado.
Contamos com a compreensão de todos.
A Diretoria





terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mocidade Apresenta as Fantasias Para o Carnaval 2013

A Mocidade Alegre de Olaria aproveitou a Festa no Siribeira (no último dia 09) para apresentar os protótipos das fantasias desenhadas pelo carnavalesco Edson Junior para o Carnaval de 2013. Seguindo o enredo desenvolvido pelo bogueiro Julio Cezar, Edinho criou fantasias leves e divertidas, bem no estilo "olariense". As fantasias das alas comerciais sairão pelo valor simbólico de R$ 70,00 a locação. Apenas as fantasias da Ala das Baianas serão cedidas, e neste ano, diga-se de passagem, a fantasia das baianas está muito bonita. Os interessados podem reservar a sua fantasia diretamente no barracão da Escola, em frente ao Colégio Joventina Simões, em Olaria.
Confira, e reserve já a sua fantasia!



















quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Siribeira Clube se Transforma no "Sambódromo" de Guarapari

A grande festa "Viva o Samba" promovida pela Liga Guarapariense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (LIGESBC) em parceria com a escola de samba Mocidade Alegre de Olaria transformou as dependências do Siribeira Iate Clube na passarela do samba de Guarapari no último dia 09 de dezembro.
A festa, que teve como atrativo a "galinhada" preparada pelos integrantes da Escola de Samba, começou ao som do sambista Rogerinho do Cavaco e sua banda. Logo depois foi a "pré-estréia" do Samba Zone, grupo que promete agitar o verão de Guarapari com um repertório seleto e variado, batizado pelos nove integrantes de "mistura requintada de ritmos".
Almir Gonçalves, atual presidente da LIGESBC, homenageou as agremiações que fazem o Carnaval de Guarapari, Blocos e Escolas de Samba, entregando aos seus representantes o Certificado de Honra pelo Dia Nacional do Samba, cuja data maior foi no dia 02 de dezembro. A falta de alguns representantes, apesar de terem sido convidados antecipadamente pela Liga, não tirou o brilho da cerimônia de entrega dos certificados.
Alguns homenageados aproveitaram o momento para externarem seus anseios e desejos em relação ao Carnaval de 2013 e fizeram um desabafo reclamando uma participação maior das autoridades na Folia da Cidade Saúde.
O ponto alto da festa Viva o Samba foi a entrega da faixa de Rainha da Bateria da Mocidade Alegre de Olaria à linda Katiani  Oliveira, farmacêutica de 24 anos que mostrou, sob os repiques da bateria Mocidade Samba Show, ter samba no pé e ginga para representar a Escola de Samba nos shows e eventos carnavalescos da temporada. 
Dizendo-se "comprometida" e em um "relacionamento sério" com Lennon Monjardim, presidente do Bloco Papadéfus (confira sua página no Facebook), Katiani esbanjou simpatia  diante dos foliões que estavam no Siribeira.
Merece também destaque a não menos simpática Carol Bertocchi que, num belo gesto de simplicidade e reverência, passou a faixa de "rainha" para Katiani. Logo depois, as duas sambaram juntas.
Por fim, a Mocidade Alegre de Olaria apresentou os protótipos das fantasias que a agremiação irá levar para a Avenida Joaquim da Silva Lima em fevereiro do próximo ano, sob a assinatura do atual carnavalesco Edson Junior.

Por: Julio Cezar
Em: Batuque na Praia

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Festa do Samba da Mocidade Será no Dia 09/12

Confirmado!
Dia 09 de Dezembro, no domingo, a Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (LIGESBC) em parceria com a Mocidade Alegre de Olaria realizará a Festa do Samba no Siribeira Clube, em alusão ao Dia Nacional do Samba, que é comemorado no dia 02.
A Festa contará ainda com a apresentação dos Protótipos das Fantasias da Mocidade para o Carnaval 2013, shows de pagode, Coroação da Rainha de Bateria da Mocidade e homenagens às pessoas que contribuíram para o crescimento do Samba em Guarapari.
Tarcísio Ribeiro promete ainda levar uma grande surpresa para a festa. 
Ao invés de feijoada, desta vez, os participantes terão direito a "Galinhada", que será servida até às 15 horas.
A entrada para a festa "Viva o Samba!" custará R$ 10,00 e terá início a partir do meio-dia.
Não percam!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mocidade Alegre de Olaria Já Tem Samba Para o Carnaval 2013

O samba de enredo composto por Rogerinho do Cavaco, Xandão, Ewerton Fernandes e Tiãozinho da Viola vai embalar os foliões da Mocidade Alegre em 2013.
O samba foi escolhido na grande festa que aconteceu no Siribeira, no último dia 04, quando o Brasil inteiro fazia a prova do ENEM. Apesar do enorme número de pessoas da cidade que foram tentar a sorte no Exame Nacional, a festa da Olaria foi coroada de êxito, pois o Siribeira acabou ficando "pequeno" diante da quantidade de sambistas que prestigiaram a escolha do samba de enredo.
A feijoada acabou logo! A cerveja, porém - bastante gelada - foi suficiente para deixar todo mundo satisfeito.
O samba do grupo de Rogerinho faz-nos lembrar de outros carnavais de Olaria devido ao estilo empolgante e acelerado.
O Blog disponibiliza agora a letra do samba, e a gravação "demo", para que todos possam aprender antes da gravação oficial.


Enredo: “Quem Te Viu, Quer TV”

Compositores: Rogerinho do Cavaco, Xandão, Ewerton Fernandes e Tiãozinho da Viola  


Lá vem o samba
Um arco-íris de notícias pra contar    
Vamos vestir azul e branco,
A bandeira de Olaria é nosso manto
Hoje a manchete principal é para homenagear
Viva a televisão:
O olho da providência que o homem inspirou
Alô você,
Quero comunicar,
A caixa mágica da vida está no ar 

Pir-lim pim-pim, quem quer dinheiro?                
Para os baixinhos beijinhos de montão              
Balança a pança o velho guerreiro                          
Muitos selinhos vou ganhar na multidão  
                 


     Pir-lim pim-pim, quem quer dinheiro?                   
     Para os baixinhos beijinhos de montão                
     Balança a pança o velho guerreiro                            
     Muitos selinhos vou ganhar na multidão


Viajamos pelo tempo
De preto e branco para a tela multicor 
Filmes, seriados, novelas, 
Fatos, personagens e gol´s
Eis o milagre da vida,
Que faz chorar e sorrir
É a TV no carnaval de Olaria,
A mais querida de nossa Guarapari


REFRÃO
Vem meu amor, vem festejar                                     
Que a Mocidade na avenida  vai passar                     
Junto a magia do “Olho Que Tudo Vê”                         
No brilho da telinha quem te viu só quer TV               

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mocidade Fará a Escolha do Samba de Enredo 2013

Amantes do Samba de Guarapari, não deixem de prestigiar essa grande festa da Escola mais tradicional da Cidade Saúde, cujo palco será o também tradicional Siribeira Clube. Serão cobrados R$ 10,00 de entrada com direito a feijoada da melhor qualidade.
A Festa será embalada pelo samba de primeiríssima qualidade de Rogerinho do Cavaco e da Bateria Mocidade Samba Show!
A Mocidade Alegre pretende realizar a escolha do samba em duas etapas: uma apresentação no dia 04/11 e uma eliminatória na metade do mês de novembro, mas, como já havíamos divulgado anteriormente, isto só poderá ocorrer se houver um número suficiente de sambas concorrentes.
Os sambistas deverão apresentar suas composições gravadas até o dia 02 de novembro, sexta-feira.
Portanto, atentem ao prazo determinado e enviem suas composições o quanto antes no Barracão da Escola, em Olaria.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Diretoria da Mocidade Faz Reunião Com Compositores

No último dia 16 de outubro, o Presidente Tarcísio Ribeiro convocou os compositores da Mocidade Alegre de Olaria para apresentar oficialmente o Enredo de 2013 e entregar a sinopse desenvolvida pelo blogueiro Julio Cezar.
Sob o título "Quem Te Viu, Quer TV", o enredo para o Carnaval 2013 contará a história da televisão. A proposta da agremiação é enfatizar as personalidades que deixaram "marca" desde que o aparelho foi inventado em 1924.
Segundo Tarcísio, a Mocidade levará para a avenida figuras conhecidas do público brasileiro, tais como Silvio Santos, Xuxa, Chacrinha, os personagens de Monteiro Lobato, além de fatos históricos abordados pelas emissoras mundiais como a chegada do homem à lua e a consolidação do futebol como o esporte preferido de todo o mundo, entre outros.
Encantado com a abordagem do arco-íris como símbolo da televisão atual, Tarcísio pretende apresentar também o momento em que as transmissões da televisão eram ainda em preto e branco.
Os sambistas que compareceram à reunião deverão apresentar suas composições gravadas até o dia 02 de novembro.
A intenção da Escola é realizar a escolha do samba em duas etapas: uma apresentação no dia 04/11 e uma eliminatória na metade do mês de novembro, entretanto isto só poderá ocorrer se houver um número suficiente de sambas concorrentes. Caso contrário, a escolha será feita no mesmo dia da apresentação, ou seja, no dia 04.
Alguns compositores disseram que o tema para 2013 é rico e permite sambas alegres e descontraídos.

Confira a Sinopse aqui no Blog.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mocidade Alegre de Olaria Define Enredo 2013

Finalmente!
Após muitas incertezas, a Mocidade Alegre de Olaria, escola de samba mais tradicional da Cidade Saúde definiu o Enredo para o Carnaval do ano que vem!
Mas, não foi só isso!
Tarcísio Ribeiro, cujo mandato havia terminado em abril de 2012, decidiu permanecer à frente da Diretoria da Escola por, pelo menos, mais um ano, já que não houve registro de candidatos ao cargo.
Emocionado, reuniu-se com um grupo de amigos da Mocidade na casa de sua mãe no bairro Ipiranga, e formou a nova diretoria executiva.
Wendel Lima aceitou trabalhar ao lado de Tarcísio na condição de Vice-Presidente e Edson Junior Rodrigues continuará como Carnavalesco no desfile de 2013.
O enredo de 2013 contará a história da Televisão, desde a sua criação em preto e branco até os dias atuais da era digital.
Tarcísio anunciou que até o fim deste mês haverá a apresentação oficial do Enredo aos compositores para que tão logo seja escolhido o samba do próximo carnaval.
Confira, neste blog, a sinopse criada por Julio Cezar, a pedido do presidente Tarcísio.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Mocidade Alegre Continua Sem Diretor Presidente

A notícia não é nada agradável, mas a verdade é que a escola de samba mais tradicional da Cidade Saúde está, desde abril, sem Diretoria Executiva.
A confirmação foi dada em tom de pesar por Tarcísio Ribeiro, o último presidente da agremiação.
Triste, Tarcísio relatou-nos que após várias tentativas frustradas para reunir os membros da Velha Guarda da escola de samba a fim de eleger o novo presidente, ficou desapontado com a falta de candidatos ao cargo.
Apesar da ampla divulgação que fez junto à comunidade e na internet, o ex-presidente, cujo mandato encerrou em abril - data de aniversário da Escola - revelou que nenhum interessado apareceu para registrar chapa até à data limite definida no Edital de Convocação (03 de julho). Mesmo assim, deu curso à reunião marcada para o dia 05 de julho na esperança de que algum amante da Escola surgisse no último minuto e se candidatasse à presidência. Infelizmente, isso não aconteceu e Tarcísio marcou nova reunião para o dia 17 de julho, porém sem sucesso. 
O problema da falta de presidente na Escola de Samba fica pior quando se percebe que isso provoca a falta de outros membros do alto escalão, tais como Vice, Tesoureiro e Secretário. Sem Diretoria composta, a agremiação teria que ser comandada pelo Conselho Deliberativo, mas até mesmo os membros do Conselho não se fizeram presentes nas reuniões marcadas por Tarcísio.
A esperança estaria novamente nas mãos de Pedro Ribeiro que tantas vezes comandou a Escola de Olaria, mas indagado pela redação do Blog sobre o fato, este teria dito que estava "muito cansado".
Sem Diretoria, a Mocidade Alegre de Olaria corre o risco de não desfilar em 2013 e, para que tal desastre não aconteça, é preciso que alguém estufe o peito o quanto antes e assuma o mais rápido possível a presidência, já que os trabalhos de barracão já deveriam ter iniciado em maio.