O Blog Batuque na Praia, em parceria com a Liga Guarapariense de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (LIGESBC), está promovendo o concurso Melhores do Carnaval 2013 da Cidade Saúde!
O concurso visa buscar a opinião pública acerca dos melhores desempenhos na Avenida Joaquim da Silva Lima. O Blog vai eleger a Melhor Escola de Samba e o Melhor Bloco Carnavalesco. E o que vai importar será a opinião pública.
Na categoria "Escola de Samba", serão julgados - a princípio - os seguintes quesitos:
> Melhor Comissão de Frente;
> Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira;
> Melhor Ala de Baianas;
> Melhor Bateria;
> Melhor Samba-Enredo;
> Melhor Intérprete;
> Melhores Fantasias;
> Melhores Alegorias;
> Melhor Carnavalesco.
A Agremiação que tiver o maior número de quesitos considerados "melhores", será automaticamente eleita a Melhor Escola de Samba de 2013.
Já na categoria "Bloco Carnavalesco", a princípio serão considerados os seguintes quesitos:
> Melhor Animação;
> Melhor Organização;
> Melhor Abadá;
> Melhor Samba/Marchinha;
> Melhores Foliões.
O Bloco que somar o maior número de quesitos "melhores" será eleito o Melhor Bloco Carnavalesco de 2013.
O link para votação do público será aberto no blog Batuque na Praia a partir do primeiro dia do Carnaval, no sábado, dia 09 de fevereiro, quando começam os desfiles de Blocos Carnavalescos.
Participe!
Visite o Batuque na Praia e vote na agremiação de sua preferência.
Quanto maior o número de votos, mais chance tem a sua Escola ou Bloco de Coração ganhar o título de 2013.
Mostrando postagens com marcador Blocos de Guarapari. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Blocos de Guarapari. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
sexta-feira, 11 de março de 2011
O Direito de Sambar - Bloco Vai Quem Quer Encerra a Temporada 2011
O último capítulo da temporada 2011 da novela "O Direito de Sambar" não teve um final feliz... O "Vai Quem Quer", o tradicional bloco carnavalesco que há onze anos leva os foliões de Guarapari pelas ruas na quarta-feira de cinzas, não saiu este ano, como todos esperavam. E o motivo é o mesmo que tirou do sério muitos dirigentes de carnaval nos últimos meses.
O Bloco Vai Quem Quer foi formado por um pequeno grupo de foliões que se reunia no bar do Almir, em Olaria, e depois de muita moqueca, cerveja e samba, saía pelas ruas e arrastava quem quisesse participar da brincadeira. Despretencioso, o bloco se caracteriza pela simplicidade e alegria dos foliões. Assim como o Olaria 2000 e Sururu do Dr. Roberto, o Vai Quem Quer também nasceu no bairro Olaria, berço da Mocidade Alegre.

Em 2011, entretanto, a alegria do bloco ficou contida. Sem uma verba satisfatória que pudesse custear as despesas com carro de som e músicos, além da tradicional moqueca e da obrigatória cervejinha, o bloco limitou-se a brincar somente na concentração, em frente ao bar do Almir.
Os foliões que ali compareceram para desfilar ficaram decepcionados e muitos não entenderam o motivo do rompimento da tradição de desfilar na quarta-feira de cinzas.
O final da noveleta "O Direito de Sambar" não podia ser diferente. O bloco, da mesma maneira como a escola de samba Mocidade Alegre de Olaria, sofreu o corte na subvenção concedida pela Prefeitura. Só a Mocidade Alegre de Olaria teve uma redução no valor de R$ 2.000,00, enquanto alguns blocos receberam mais recursos do que tinha sido prometido. Apesar da tentativa desesperada do Presidente da Mocidade junto ao Presidente da Guara Samba para manter o valor da verba que há mais de 10 anos era o mesmo, o corte aconteceu e a escola de samba teve que se contentar com o recurso repassado.
O bloco Vai Quem Quer não teve porém a mesma decisão da escola. Contrariados, os diretores decidiram não "botar o bloco na rua", para tristeza dos que já transformaram a quarta-feira de cinzas no último dia de carnaval da Cidade Saúde.
O Bloco Vai Quem Quer foi formado por um pequeno grupo de foliões que se reunia no bar do Almir, em Olaria, e depois de muita moqueca, cerveja e samba, saía pelas ruas e arrastava quem quisesse participar da brincadeira. Despretencioso, o bloco se caracteriza pela simplicidade e alegria dos foliões. Assim como o Olaria 2000 e Sururu do Dr. Roberto, o Vai Quem Quer também nasceu no bairro Olaria, berço da Mocidade Alegre.
Em 2011, entretanto, a alegria do bloco ficou contida. Sem uma verba satisfatória que pudesse custear as despesas com carro de som e músicos, além da tradicional moqueca e da obrigatória cervejinha, o bloco limitou-se a brincar somente na concentração, em frente ao bar do Almir.
Os foliões que ali compareceram para desfilar ficaram decepcionados e muitos não entenderam o motivo do rompimento da tradição de desfilar na quarta-feira de cinzas.
O final da noveleta "O Direito de Sambar" não podia ser diferente. O bloco, da mesma maneira como a escola de samba Mocidade Alegre de Olaria, sofreu o corte na subvenção concedida pela Prefeitura. Só a Mocidade Alegre de Olaria teve uma redução no valor de R$ 2.000,00, enquanto alguns blocos receberam mais recursos do que tinha sido prometido. Apesar da tentativa desesperada do Presidente da Mocidade junto ao Presidente da Guara Samba para manter o valor da verba que há mais de 10 anos era o mesmo, o corte aconteceu e a escola de samba teve que se contentar com o recurso repassado.
Tristes, encerramos a temporada 2011 de "O Direito de Sambar" com uma certa melancolia e saudade dos tempos em que a cultura guarapariense era levada mais a sério.
Por: Julio Cezar Gomes Pinto
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Mocidade Fará Parte de Grito de Carnaval no Boteco Bohemia
Serão quatro shows em um!
A bateria Samba Show, da Mocidade Alegre de Olaria e o Bloco Papadéfu's, irão se juntar à Bateria Ritmo que Contagia, da Imperatriz do Samba, e vão balançar os pilares do Boteco mais famoso da Enseada. De quebra, o Show de Rogerinho do Cavaco e Banda, vai completar a noite com muito pagode e samba de raiz.
Em breve o Boteco vai publicar o folder oficial, mas só para a divulgação do Esquenta, fizemos uma pequena demonstração.
Eu acho que o Boteco vai bombar.
Não perca!
Por: Julio Cezar Gomes Pinto
Bloco Papadéfu's Esquenta os Tamborins no Boteco Bohemia
Quem ainda não desfilou no Bloco Papadéfu's não sabe o que está perdendo!
Esse é um dos Blocos Carnavalescos mais animados que há em Guarapari. O pessoal é animado e o "hino" do bloco deixa a turma com um leve ar de deboche quando passa pelas avenidas de Guarapari. O Bloco tem até a ala das crianças, chamada de "Bloco Papinha", que encanta e embala os foliões de Guarapari.
Veja mais fotos e outras novidades no Site do Papadéfu's.
Esse é um dos Blocos Carnavalescos mais animados que há em Guarapari. O pessoal é animado e o "hino" do bloco deixa a turma com um leve ar de deboche quando passa pelas avenidas de Guarapari. O Bloco tem até a ala das crianças, chamada de "Bloco Papinha", que encanta e embala os foliões de Guarapari.
Ano passado, em 2010, o pré-Carnaval lotou o Boteco, em nova Guarapari, levando a bateria “Mariscada” para agitar a galera presente. Além do Boteco, a bateria “Mariscada” agitou tudo nos desfiles do Centro e da Praia do Morro, levando todos os foliões e turistas presentes a cantar o hino do bloco. Cerca de 3.000 foliões brincaram com o Bloco Papadéfu's nos dias de desfile.
O Bloco Papadéfu's é bastante organizado e tem inclusive um site na internet, contando toda sua história desde a fundação.
História (texto extraído do site)
Em meados de 1978, através de uma brincadeira de um grupo de amigos, surgiu o Papadéfu´s. Inicialmente, tratava-se de um grupo de amigos que se reuniam aos domingos para jogarem futebol de areia na Praia do Morro. Por existirem dois integrantes que participavam de todos os velórios e enterros da cidade veio o nome Papadéfu´s, da expressão popular “papa defuntos”. Este nome foi dado inicialmente ao time de futebol de areia, que também jogava futebol de campo e salão. Como time de futebol de areia, foram campeões por 4 anos consecutivos em campeonatos municipais. Posteriormente o time transformou-se em um grupo de amigos e familiares que se reuniam para pular e brincar carnaval.
Em 1999, em época de carnaval, o grupo de amigos decidiu sair às ruas dos bairros Praia do Morro e Muquiçaba e decidiram chamar o Bloco carnavalesco também de Papadéfu´s. Deste modo, o grupo foi participando dos carnavais tendo seus materiais emprestados ou doados pelos próprios participantes ou amigos. Tudo sempre muito precário. Montava-se uma improvisada aparelhagem de sonorização que seguia em cima de uma charrete alugada e puxada por um pônei. Assim seguia o Papadéfu´s, que por onde passava ganhava novos foliões e simpatizantes. O bloco reunia famílias inteiras, uniformizados ou fantasiados, reuniam crianças, amigos e muitos turistas durante os 3 dias de carnaval.
Em 2005, o desfile do Papadéfu´s passou a fazer parte do Calendário do Carnaval de Guarapari. No desfile realizado na Av. Joaquim da Silva Lima, na terça-feira de carnaval, o bloco foi acompanhado pela bateria da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba e foi cantado o hino do Papadéfu´s.
Já em 2007, os ensaios passaram a ser realizados toda semana com a participação da Escola de Samba Juventude de Muquiçaba. Isso proporcionou um grande crescimento para o bloco, que levou nesse ano 700 foliões para a avenida. Foram dois dias de desfile. No primeiro dia houve a participação da Banda Lira de Ouro e DJ e o desfile foi realizado na Av. Beira Mar na Praia do Morro. No segundo dia o bloco desfilou no Centro da cidade, na Av. Joaquim da Silva Lima com uma passagem cheia de animação e muita folia. A festa de encerramento foi realizada no Tonteria Bar e Botequim com a participação de um grupo de pagode e DJs.
O Carnaval de 2008 entrou para a história do Bloco Papadéfu´s com grandes eventos antecedendo o Carnaval do mesmo ano. Realizamos também, na Pedreira Adventures Park, o evento “Ressaca”, onde contamos com grandes atrações, entre elas a Bateria da Unidos de Jucutuquara, bi-campeã do Carnaval Capixaba. Superando todas as expectativas, em 2009, mais de 1500 foliões, em cada dia de desfile, se encantaram com a alegria do bloco e até as crianças se divertiram com o Bloco Papinha, exclusivo para os pequenos.
Com a proposta de desfilar no domingo de Carnaval no Centro e na segunda-feira, na Praia do Morro, o Bloco realiza neste mês de fevereiro - até o dia do Carnaval - o seu "Esquenta" no Boteco Bohemia, na Enseada Azul, em Meaípe, conforme a Programação Oficial do Site.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Bloco Rama Comemora os Dez Anos de Avenida
O Bloco Rama está levando uma multidão aos ensaios que acontecem às sextas e sábados no bairro Coroado. O Bloco este ano está comemorando os dez anos de desfile na avenida e traz um samba de enredo cuja letra é um apanhado de trechos dos sambas anteriores. Os ensaios são animados e acontecem na rua mesmo, bem junto da comunidade que, empolgada, participa ativamente do Esquenta.
O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Rama foi criado em 2000 a partir de um Projeto Pedagógico desenvolvido na Escola Maria Ramalhete Correa: "Brasil, Mostre Sua Cara", tendo como tema os 500 anos do Brasil.
No dia 14/07/2000, no encerramento do Projeto Pedagógico organizado pela professora Martha Aleixo foi organizado um desfile escolar na comunidade em forma de "Bloco Carnavalesco" com o enredo "Ramalhete Vem Contar Sobre Uma Nação Guerreira", de autoria de Martha Aleixo e Zazimar.
O Bloco surgiu com a intenção de promover a integração entre os moradores das comunidades do Coroado e Santa Margarida, bairros da periferia de Guarapari. A idéia de que essa intenção poderia se tornar realidade foi a grande participação dos moradores no desfile escolar em ritmo de carnaval promovido pela Escola Maria Ramalhete Correa, localizada no bairro Coroado em Guarapari, como parte da culminância do Projeto Pedagógico.
A partir desse desfile, os moradores se reuniram e fundaram o Bloco Rama (de Ramalhete), passando então a promover eventos para custear suas despesas, principalmente a compra de instrumentos e manutenção dos mesmos.
A Diretoria do bloco não pretende apenas desfilar na Avenida. As intenções vão além, como transformar o bloco em Escola de Samba, ter sua sede própria com uma quadra e barracão, promover trabalhos assistenciais e sociais - principalmente com as crianças - e continuar a promover eventos culturais e de entretenimento.
Em 2001 o Bloco desfilou pela 1ª vez na avenida com o enredo "Coroado e Santa Margarida passado e presente em busca de um futuro melhor."
Em 2006 o Bloco se apresentou na Avenida com o enredo: "De Linhares pra Guarapari, de Guarapari para o mundo".
Já em 2007, o Bloco fez uma homenagem à conhecida ginasta guarapariense, Ana Paula Ribeiro, com o Enredo: "Ana Paula Ribeiro - Uma Estrela Capixaba".
Textos extraídos das comunidades do Orkut.
Ficha Técnica:
Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Rama
Fundação: 14 de Setembro de 2000
Presidente: Vanderley Ramos Pinto (Vando);
Vice-presidente: Paulo Nascimento Oliveira dos Santos;
Cores: Verde, Azul e Branco
O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Rama foi criado em 2000 a partir de um Projeto Pedagógico desenvolvido na Escola Maria Ramalhete Correa: "Brasil, Mostre Sua Cara", tendo como tema os 500 anos do Brasil.
No dia 14/07/2000, no encerramento do Projeto Pedagógico organizado pela professora Martha Aleixo foi organizado um desfile escolar na comunidade em forma de "Bloco Carnavalesco" com o enredo "Ramalhete Vem Contar Sobre Uma Nação Guerreira", de autoria de Martha Aleixo e Zazimar.
O Bloco surgiu com a intenção de promover a integração entre os moradores das comunidades do Coroado e Santa Margarida, bairros da periferia de Guarapari. A idéia de que essa intenção poderia se tornar realidade foi a grande participação dos moradores no desfile escolar em ritmo de carnaval promovido pela Escola Maria Ramalhete Correa, localizada no bairro Coroado em Guarapari, como parte da culminância do Projeto Pedagógico.
A partir desse desfile, os moradores se reuniram e fundaram o Bloco Rama (de Ramalhete), passando então a promover eventos para custear suas despesas, principalmente a compra de instrumentos e manutenção dos mesmos.
A Diretoria do bloco não pretende apenas desfilar na Avenida. As intenções vão além, como transformar o bloco em Escola de Samba, ter sua sede própria com uma quadra e barracão, promover trabalhos assistenciais e sociais - principalmente com as crianças - e continuar a promover eventos culturais e de entretenimento.
Em 2001 o Bloco desfilou pela 1ª vez na avenida com o enredo "Coroado e Santa Margarida passado e presente em busca de um futuro melhor."
Em 2006 o Bloco se apresentou na Avenida com o enredo: "De Linhares pra Guarapari, de Guarapari para o mundo".
Já em 2007, o Bloco fez uma homenagem à conhecida ginasta guarapariense, Ana Paula Ribeiro, com o Enredo: "Ana Paula Ribeiro - Uma Estrela Capixaba".
Textos extraídos das comunidades do Orkut.
Ficha Técnica:
Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Rama
Fundação: 14 de Setembro de 2000
Presidente: Vanderley Ramos Pinto (Vando);
Vice-presidente: Paulo Nascimento Oliveira dos Santos;
Cores: Verde, Azul e Branco
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Roda de Samba com Jorge Trindade e "Fogaréu"
O Bloco da Burrinha é uma pequena agremiação que sai pelas ruas daquele bairro divertindo e chamando os foliões a brincarem com o mais simples Carnaval de Guarapari. Sempre puxado por Álvaro Marcos (o Fogaréu), o Bloco da Burrinha começa a folia bem mais cedo que os demais, geralmente na quinta-feira, antevéspera de Carnaval.
Mesmo carente, o Bloco idealizado há três anos pelo folião Nilo Girelli, conta com marchinha própria - criada por Jorge Trindade, ou Jorge Carvoeiro - como é conhecido -, venda de abadás e o som da Banda Marcial Lira de Ouro. Tem esse nome por causa do animado Fogaréu que sai na frente do Bloco usando uma vestimenta que imita um burrico. O mesmo Fogaréu que se apresenta nas ruas da cidade com vestido, batom e bolsinha a tira-colo, encarnando a personagem "Maria Tomba-Homem", personagem principal também do Bloco da Lelete.
Jorge Trindade "cantou" a história de Fogaréu. Animado, o compositor das marchinhas do Bloco da Burrinha e do Bloco da Lelete disse que apesar de ser um folião que precisa alimentar a burrinha com muito "mé", Fogaréu é pai de família e trabalhador. Álvaro Marcos ainda anima os carnavais de Kubistchek com sua personagem Maria Tomba-Homem e organiza o Bloco da Lelete, um dos seus apelidos quando ainda era criança.
Enquanto ríamos com Jorge e Fogaréu, um dos colaboradores do Bloco da Burrinha, Carlos Alberto, juntou-se ao grupo e esclareceu alguns detalhes a respeito do bloco. Beto disse que o Bloco não sai na avenida principal de Guarapari porque a intenção é realmente alegrar o Carnaval da comunidade, sem qualquer interesse financeiro ou anseio de disputar um lugar ao sol. É um bloco carnavalesco despretencioso, divertido e levado pelos poucos recursos angariados com a venda de abadás. Em 2010, a Banda Marcial que faz a sonorização do bloco foi paga graças à venda dos abadás e das doações voluntárias de foliões anônimos.
Vale a pena conhecer e desfilar pelas ruas de Kubistchek acompanhando a Burrinha que dá nome ao Bloco.
Em 2011 não será diferente. O Bloco da Burrinha sairá pelas ruas do bairro antes mesmo que o Carnaval comece oficialmente na cidade.
Assinar:
Postagens (Atom)


