segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bloco Rama Comemora os Dez Anos de Avenida

O Bloco Rama está levando uma multidão aos ensaios que acontecem às sextas e sábados no bairro Coroado. O Bloco este ano está comemorando os dez anos de desfile na avenida e traz um samba de enredo cuja letra é um apanhado de trechos dos sambas anteriores. Os ensaios são animados e acontecem na rua mesmo, bem junto da comunidade que, empolgada, participa ativamente do Esquenta.
O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Rama foi criado em 2000 a partir de um Projeto Pedagógico desenvolvido na Escola Maria Ramalhete Correa: "Brasil, Mostre Sua Cara", tendo como tema os 500 anos do Brasil.
No dia 14/07/2000, no encerramento do Projeto Pedagógico organizado pela professora Martha Aleixo foi organizado um desfile escolar na comunidade em forma de "Bloco Carnavalesco" com o enredo "Ramalhete Vem Contar Sobre Uma Nação Guerreira", de autoria de Martha Aleixo e Zazimar.
O Bloco surgiu com a intenção de promover a integração entre os moradores das comunidades do Coroado e Santa Margarida, bairros da periferia de Guarapari. A idéia de que essa intenção poderia se tornar realidade foi a grande participação dos moradores no desfile escolar em ritmo de carnaval promovido pela Escola Maria Ramalhete Correa, localizada no bairro Coroado em Guarapari, como parte da culminância do Projeto Pedagógico.
A partir desse desfile, os moradores se reuniram e fundaram o Bloco Rama (de Ramalhete), passando então a promover eventos para custear suas despesas, principalmente a compra de instrumentos e manutenção dos mesmos.
A Diretoria do bloco não pretende apenas desfilar na Avenida. As intenções vão além, como transformar o bloco em Escola de Samba, ter sua sede própria com uma quadra e barracão, promover trabalhos assistenciais e sociais - principalmente com as crianças - e continuar a promover eventos culturais e de entretenimento.
Em 2001 o Bloco desfilou pela 1ª vez na avenida com o enredo "Coroado e Santa Margarida passado e presente em busca de um futuro melhor."
Em 2006 o Bloco se apresentou na Avenida com o enredo: "De Linhares pra Guarapari, de Guarapari para o mundo".
Já em 2007, o Bloco fez uma homenagem à conhecida ginasta guarapariense, Ana Paula Ribeiro, com o Enredo: "Ana Paula Ribeiro - Uma Estrela Capixaba".

Textos extraídos das comunidades do Orkut.

Ficha Técnica:
Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Rama
Fundação: 14 de Setembro de 2000
Presidente: Vanderley Ramos Pinto (Vando);
Vice-presidente: Paulo Nascimento Oliveira dos Santos;
Cores: Verde, Azul e Branco

2 comentários:

  1. Parabéns Bloco Rama...que venha o carnaval 2011.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz por ter feito parte da fundação do Bloco, e quando fiz sabia que estava contribuindo com a comunidade em geral. Tanto é que ja ajudei na fundação da Associação dos Moradores do Bairro Coroado.

    ResponderExcluir

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.