quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Direito de Sambar - Carnaval de Guarapari Ainda Sem Solução

Esta semana, mais uma capítulo da novela O Direito de Sambar foi ao ar na TV Guarapari. Há um mês de acontecer a festa mais popular do Brasil, o Carnaval, blocos e escolas de samba da cidade permanecem sem uma solução a respeito da tão esperada subvenção da Prefeitura Municipal.
Dessa vez o impasse continua porque não existe, até o momento, nenhuma entidade apta a repassar a verba da Prefeitura para as agremiações. A última notícia veiculada nos bastidores do samba guarapariense é que várias instituições foram convidadas pela Secretaria de Turismo para servirem de intermediárias para as agremiações, mas todas se recusaram.
Depois das reinvindicações dos presidentes e blocos de que R$ 220.000,00 eram insuficientes para custear toda a programação do Carnaval da Cidade Saúde (incluindo custo com palco, iluminação, sonorização e segurança), e da escolha da Associação Guara Samba pelos próprios presidentes, como entidade representativa das agremiações, a Administração decidiu permanecer com a oferta e nomear outra entidade para repassar a verba do Carnaval.


A Câmara de Vereadores aprovou no primeiro dia de fevereiro, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei nº 004/2011 apresentado pelo Poder Executivo (Prefeitura), que dispõe sobre autorização para celebração de um convênio com a instituição Aroeira Futebol Clube como forma de contribuição social e cultural para subsidiar o custo das festividades do Carnaval 2011. Contudo, até o fechamento dessa edição, o Presidente da Aroeira, não havia se manifestado positivamente sobre o assunto.
Algumas perguntas ainda permanecem sem resposta desde os primeiros capítulos desta saga, como a questão da proibição das duas escolas mais novas de Guarapari, Acadêmicos de JK e Imperatriz do Samba, de concorrerem ao recurso. A pergunta é pertinente já que nem a Liga Guarapariense está atualmente representando nenhuma agremiação e nem a Associação Guara Samba foi reconhecida pela Administração. Resta saber, portanto, se no estatuto da Aroeira Futebol Clube existe alguma cláusula que impeça as duas agremiações de receberem uma parte da subvenção que será repassada aos demais blocos e escolas de samba de Guarapari.

Por: Julio Cezar Gomes Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.