sexta-feira, 11 de março de 2011

O Direito de Sambar - Bloco Vai Quem Quer Encerra a Temporada 2011

O último capítulo da temporada 2011 da novela "O Direito de Sambar" não teve um final feliz... O "Vai Quem Quer", o tradicional bloco carnavalesco que há onze anos leva os foliões de Guarapari pelas ruas na quarta-feira de cinzas, não saiu este ano, como todos esperavam. E o motivo é o mesmo que tirou do sério muitos dirigentes de carnaval nos últimos meses.
O Bloco Vai Quem Quer foi formado por um pequeno grupo de foliões que se reunia no bar do Almir, em Olaria, e depois de muita moqueca, cerveja e samba, saía pelas ruas e arrastava quem quisesse participar da brincadeira. Despretencioso, o bloco se caracteriza pela simplicidade e alegria dos foliões. Assim como o Olaria 2000 e Sururu do Dr. Roberto, o Vai Quem Quer também nasceu no bairro Olaria, berço da Mocidade Alegre.

Em 2011, entretanto, a alegria do bloco ficou contida. Sem uma verba satisfatória que pudesse custear as despesas com carro de som e músicos, além da tradicional moqueca e da obrigatória cervejinha, o bloco limitou-se a brincar somente na concentração, em frente ao bar do Almir.
Os foliões que ali compareceram para desfilar ficaram decepcionados e muitos não entenderam o motivo do rompimento da tradição de desfilar na quarta-feira de cinzas.

O final da noveleta "O Direito de Sambar" não podia ser diferente. O bloco, da mesma maneira como a escola de samba Mocidade Alegre de Olaria, sofreu o corte na subvenção concedida pela Prefeitura. Só a Mocidade Alegre de Olaria teve uma redução no valor de R$ 2.000,00, enquanto alguns blocos receberam mais recursos do que tinha sido prometido. Apesar da tentativa desesperada do Presidente da Mocidade junto ao Presidente da Guara Samba  para manter o valor da verba que há mais de 10 anos era o mesmo, o corte aconteceu e a escola de samba teve que se contentar com o recurso repassado.

O bloco Vai Quem Quer não teve porém a mesma decisão da escola. Contrariados, os diretores decidiram não "botar o bloco na rua", para tristeza dos que já transformaram a quarta-feira de cinzas no último dia de carnaval da Cidade Saúde.
Tristes, encerramos a temporada 2011 de "O Direito de Sambar" com uma certa melancolia e saudade dos tempos em que a cultura guarapariense era levada mais a sério.

Por: Julio Cezar Gomes Pinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.