terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mocidade Alegre: Rica História de um Passado Glorioso

Rogerinho do Cavaco é verdadeiramente um ardoroso fã da Mocidade Alegre de Olaria, não temos dúvida.
Cercado de centenas de registros antigos do glorioso passado do samba guarapariense, conduziu-nos até o seu "camarim" particular, ali mesmo na casa do Parque Areia Preta, onde mora há vários anos e revelou-nos um verdadeiro tesouro. Também tivemos o prazer de conhecer sua mãe Mirian e trocar algumas palavras sobre fatos antigos.
Sorridente e portador de uma impressionante simplicidade, abriu as portas de sua residência para receber a redação do Blog da Mocidade. Radiante, brindou-nos com relíquias dos carnavais de Guarapari, os quais guarda com muito cuidado. Entre diversos documentos históricos, mostrou-nos fotos, sinopses e panfletos de sambas-enredo de blocos e escolas de samba, discografia e letras de samba de sua autoria e de outros compositores, dignos de um "museu do samba guarapariense".
Rogerinho comprometeu-se também em nos conceder uma entrevista sobre sua carreira profissional e seus planos para o futuro. "Faremos uma roda de samba aqui, qualquer dia desses", disse ele sorrindo.
Além de excelente compositor, Rogerinho mostrou ser um apaixonado por História. É de sua autoria o texto original que conta a História da Mocidade Alegre de Olaria que adaptamos para este Blog.
A História da Mocidade Alegre de Olaria nos remete a um tempo em que as comunidades de Guarapari se envolviam de corpo e alma nos carnavais da cidade. Figuras conhecidas da população guarapariense tiveram grande destaque e influência nos sucessos da Escola, tais como Arnaldo Lyra, Bakoka, Dudu Azimuth, Dr. Roberto (aquele do Bloco do Sururu!) e tantos outros que são mencionados na narrativa.
Vale a pena recordar e reviver o antigo carnaval da Mocidade, tal como noz diz o samba de 1994: "as escolas colorindo a avenida... belos tempos sem iguais".

2 comentários:

  1. O samba enredo do ano de 2000 "500 anos de Brasil" que consta na história sem o nome dos compositores, os mesmos são: Pedro Pesquisa e Tavinho, solicitamos a correção no blog.Saudações Olarienses.

    ResponderExcluir
  2. Gratos pela Colaboração.
    Correção efetuada.
    Salve a Mocidade!

    ResponderExcluir

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.