sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Começa a Produção do CD do Carnaval Capixaba

O disco, que fica pronto até o dia 10 de outubro, deve chegar às mãos do sambista na primeira semana de dezembro.

O trabalho não é nada simples. Gravar um disco com dez faixas, dez cantores e agradar a dez comunidades diferentes é complicado. E o andamento das gravações é puxado. Mas, com dedicação e amor pelo samba, tudo fica mais fácil. É assim a gravação do CD das escolas de samba capixabas para o Carnaval 2011. O disco, que fica pronto até o dia 10 de outubro, deve chegar às mãos do sambista até a primeira semana de dezembro.

Como este ano as quatro escolas do grupo de acesso não participarão do CD, o disco terá os dez sambas-enredo das escolas do grupo principal. E cada um deles precisa de uma atenção especial, para  que a identidade das escolas esteja presentes nas músicas, revela o produtor do CD, Glaydson Santos, da SS Produções, empresa que grava o CD do Carnaval Capixaba de 2011.

"As escolas não são iguais. Os intérpretes têm suas características e as baterias também. O objetivo principal é fazer um disco com a cara de cada escola e também com a cara do carnaval capixaba, mostrando o melhor que nós temos no Estado", aposta.


Processo

O trabalho de gravação e mixagem do CD dura cerca de um mês e é conduzido por 12 profissionais do Espírito Santo. No estúdio, tudo é feito separadamente. Em cada dia de gravação, os profissionais se dedicam a um tipo de instrumento. A equipe faz gravações de um único instrumento para as dez faixas. Só depois que todos estão gravados é que eles são reunidos e dão forma a cada faixa do disco.

Todos os intérpretes já passaram pelo estúdio e gravaram a voz guia, que serve como referência. É em cima do canto dos puxadores que os músicos criam os arranjos e montam a 'evolução' da bateria do CD. Agora, os cantores oficiais só voltam para a gravação da voz final com as faixas prontas.

Faltando apenas chamar os cantores novamente para colocarem a voz oficial nos sambas, Glaydson e os outros músicos acompanham detalhadamente a afinação e o volume de cada instrumento, para que os sambas de todas as escolas tenham um padrão de qualidade.

"Essa parte é muito importante na gravação do CD. Eu não posso ter um instrumento que é mais alto que a voz do intérprete, pois as pessoas não podem ficar sem entender a letra do samba. Então tem que ficar cada coisa no seu lugar".

Lançamento

A previsão é de que as faixas já estejam prontas para a reprodução até o dia 10 de outubro. A partir desta data, o CD é enviado para Manaus, onde será feita uma tiragem de sete mil cópias do disco para distribuição e venda. A parte visual do disco, que conta com a capa e o encarte, também de responsabilidade da gravadora e é feito por uma empresa terceirizada.

A previsão de lançamento do CD dos sambas-enredo capixabas para 2011 é para a semana em que se comemora o Dia Nacional do Samba, na primeira semana do mês de dezembro. O desfile das escolas de samba no Sambão do Povo em 2011 será nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, no final de semana que antecede o carnaval oficial.

Veja a ordem das faixa do disco:

1.
Boa Vista - "Reciclar com arte"
2. Novo Império - "Saiu do Papel meu Carnaval"
3. MUG - "Mocidade - A cerevisia que contagia"
4. Pega no Samba - "Irmandade de Misericórdia: curar às vezes, remediar constantemente e consolar sempre"
5. Jucutuquara - "Dá um tempo!"
6. Barreiros - "De Santas a Imperatrizes. São tantas Marias, Teresas e Leopoldinas pelo meu Brasil"
7. São Torquato - "Quimeras"
8. Piedade - "Senhoras e senhores, bom espetáculo"
9. Imperatriz do Forte - "Do barro a surgir, num toque moldar. Num ladrilho a história a arte criar"
10. Tradição Serrana - "De Paranapuã à serra encantada dos Deuses Temininós"

Obs.: as escolas de samba Rosas de Ouro da Serra, Chegou o Que Faltava, Imperatriz do Samba (convidada) e Andaraí não participam do CD por estarem no grupo de acesso
Texto e Foto de Leonardo Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.