sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Novo Presidente da Mocidade Fala aos Foliões

Tarcísio Ribeiro, o atual Presidente da Mocidade Alegre de Olaria, recebeu-nos na porta de seu escritório com o habitual e espontâneo sorriso. Surpreso e visivelmente feliz com a idéia do Blog, Tarcísio concordou em nos conceder essa entrevista logo após o primeiro contato que tivemos por telefone. Chamou-me de "Mister M", já que não sabia com quem falava.
Demos boas gargalhadas, e posso dizer até que o apelido veio bem a calhar. Afinal, a letra "M" é da Mocidade!
Tarcísio Ribeiro Dias Silva, o novo Presidente da Mocidade, nasceu e foi criado em Guarapari, terra que tanto ama. Seus pais se chamam Calizinho e Dona Zica.
Advogado, Tarcísio tem a hercúlea tarefa de preservar e manter de pé o trabalho de tantos foliões que derramaram suor e lágrimas pela Escola de Samba de Olaria ao longo desses mais de trinta anos de existência. Porém, o trabalho que deveria ser desgastante, torna-se para ele como "um hobby", pois faz o que gosta.

Abaixo, na íntegra, a entrevista que concedeu à Redação do Blog da Mocidade, ou melhor ao "Mister M, de Mocidade":



Blog da Mocidade: Como aconteceu essa história de você se tornar Presidente da Mocidade Alegre de Olaria?
Tarcísio: Sinceramente sempre tive vontade de me candidatar e me tornar presidente dessa Escola que admiro e que faço parte. Só não esperava que já fosse agora. Como a escola tem feito um excelente trabalho nos últimos anos, não queria que essa qualidade ficasse comprometida na avenida e decidi lançar minha candidatura para dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela Diretoria anterior. A eleição ocorreu em 19 de Março do corrente ano e minha chapa ganhou por aclamação.


Blog da Mocidade: Como é ser Presidente da Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria?
Tarcísio: Dizer que é fácil não é. Dá muito trabalho. Eu e a Diretoria temos que nos dedicar para cada evento que organizamos e isso toma bastante do nosso tempo, mas procuro levar como um hobby, pois estou fazendo o que gosto.


Blog da Mocidade: Qual a composição da atual Diretoria da Mocidade?
Tarcísio: Na realidade, como sou muito observador, agora que estou formando a Diretoria, pois analisei o trabalho de todos que contribuiram ao longo do ano para saber com quem posso contar quando necessário.
Faço isso porque muitos, na "empolgação", pedem para fazer parte da Diretoria, querendo status, mas trabalhar que é bom, nada. E, não quero diretor só no papel, a escola precisa de gente para ajudar, não para aparecer. Mas posso adiantar alguns nomes:
Presidente: Tarcísio Ribeiro Dias Silva
Vice-Presidente: Paulo Alochio
Tesoureira: Cristina
e outros, como: Dináh, Diego, Pedro Presidente, Virgílio, Niltinho, Rodrigo, Rosane, Dilma, Wesley, enfim, várias outros colaboradores que ajudam no que podem à escola....


Blog da Mocidade: Quais as maiores dificuldades que a Mocidade Alegre enfrenta atualmente?
Tarcísio: São várias. Mas as principais são a falta de sede própria e apoio da iniciativa privada, principalmente os comerciantes de Guarapari. A Prefeitura, apesar de deixar tudo pra cima da hora, é a única patrocinadora da escola e isso é pouco. Para melhorar, a PMG poderia ao menos liberar recursos meses antes do carnaval. Geralmente a verba sai há uma ou duas semanas do carnaval, e com isso temos que literalmente nos virar para arranjar recursos para que as fantasias sejam confeccionadas. E mais, na última hora não tem mais o material que você precisa, e quando acha, está muito mais caro. O que torna o custo do carnaval muito alto.


Blog da Mocidade: Como a Mocidade está se preparando para o Carnaval de 2011?
Tarcísio: Fizemos alguns eventos para angariarmos recursos. Estamos fazendo reuniões quase toda semana. Alguns mutirões no "barracão" também foram realizados e conseguimos reciclar muito material para serem reutilizados no carnaval 2011. Os desenhos de todas as fantasias já estão prontos. Já temos uma equipe toda formada para que o Carvanal seja um sucesso. Enfim, no que depende da gente as coisas estão fluindo, só nos falta mais apoio tanto da iniciativa privada como do Poder Público.


Blog da Mocidade: Fale-nos sobre o enredo de 2011 e a escolha do samba:
Tarcísio: O Carnavalesco escolheu um enredo de fácil assimilação: "RAÍZES", que fala da origem do povo brasileiro. A sinopse já foi dada a todos os compositores interessados, e no dia 07 de novembro próximo, às 12h00 será a escolha do samba nas dependências do América Esporte Clube, em Olaria, onde além do um excepcional almoço (frango ao molho pardo com polenta), teremos como atração nosso amigo "Rogerinho do Cavaco" e banda.


Blog da Mocidade: Quem será o carnavalesco do próximo desfile?
Tarcísio: O Carnavalesco continua sendo o nosso amigo Robson Alves, que contribui muito para que cada ano nosso carnaval tenha mais qualidade. E no próximo não será diferente.


Blog da Mocidade: A comunidade de Olaria participa ativamente da Escola?
Tarcísio: Poderia participar mais, só que as coisas estão melhorando, já foi muito pior. Muita gente está oferendo ajuda e as coisas estão "clareando". Principalmente com os integrantes da bateria, maioria do bairro, que sempre quando solicitados têm ajudado a escola. Mas acho que para o próximo ano a comunidade estará mais presente, mais atuante.


Blog da Mocidade: Como você vê a participação do Poder Público na organização do carnaval de Guarapari?
Tarcísio: Sinceramente, a participação efetiva é pouca e precária. Não basta apenas liberar a verba e pronto: "fiz minha parte". Mais reuniões tem que ser realizadas. A Secretaria de Cultura tinha que intervir e ajudar mais. Sugerir enredo, por exemplo. Buscar parceria com a iniciativa privada (como fez com a festa da Cidade). E, principalmente, ajudar efetivamente na organização de todo o carnaval. Não repassar tudo para terceiros como fez no último carnaval, que transferiu para a AMOCENTRO a responsabilidade de organizar o carnaval do centro. 


Blog da Mocidade: Como é a relação da Liga das Escolas e dos Blocos com a Mocidade Alegre de Olaria?
Tarcísio: Como tenho pouco tempo de presidência, não sei dar maiores detalhes, pois até agora (já estamos em outubro) a Liga ou a Associação não procurou a gente para nada. Pelo visto, deixam para a última hora, o que não é nada bom.


Blog da Mocidade: A Mocidade também irá participar da Escola Imperatriz do Samba no Carnaval de Vitória?
Tarcísio: A Imperatriz já fez contato com a Mocidade, mas ainda não conversamos nada a esse respeito. Temos a intenção de ajudar no que estiver ao nosso alcance, mas qual tipo de ajuda nos será solicitada ainda não foi definida. 


Blog da Mocidade: Fale-nos sobre os próximos eventos da Mocidade.
Tarcísio: O próximo evento será a escolha do samba, como já relatei acima. Que será no dia 07/11, às 12h00 no América Esporte Clube, em Olaria. Onde teremos almoço (frango ao molho pardo com polenta) e a participação de Rogerinho do Cavaco e banda.


Blog da Mocidade: Gostaria de deixar uma mensagem aos foliões de Guarapari?
Tarcísio: Amigos... a Mocidade Alegre de Olaria está de braços abertos para recebê-los. Participem de nossos eventos. Colaborem conosco. E.... Atenção: TODOS OS ENSAIOS DO CARNAVAL 2011 SERÃO REALIZADOS NO CAMPO DO AMÉRICA ESPORTE CLUBE, EM OLARIA. Todos serão muito bem recebidos. Venham e tragam boas energias para que o nosso carnaval mais uma vez seja um grande SUCESSO!!!
Só quero ser feliz e poder ajudar a quem precisa.
Fazer o bem só traz o bem.
Agradeço desde já a colaboração de todos que de alguma forma têm ajudado à Mocidade.
Meus sinceros agradecimentos!!!!
A comunidade Olariense agradece!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.