História

A Mocidade Alegre de Olaria foi fundada no dia 23 de abril de 1979, ano em que se comemora o avanço da democracia no país. Foi em 1979 que o então Presidente João Batista Figueiredo teve a difícil e árdua tarefa de fazer a transição do regime militar para a democracia. Neste mesmo ano, em agosto, foi aprovada a Lei da Anistia, que começou na segunda metade da década de 70 reunindo entidades do movimento estudantil e sindical, organizações populares, OAB, ABI e Igreja. Com a Lei da Anistia, o Brasil abriu os braços para receber de volta os seus exilados. E, neste ano de 1979, como não podia deixar de ser, a comunidade do bairro Olaria deu o ponta-pé inicial para a evolução do samba em nosso Município.
No dia 23 de abril, dia em que os católicos reverenciam o  destemido santo e guerreiro São Jorge, um grupo de foliões reuniu-se no salão do Restaurante Caseiro Dona Ilda, no bairro Olaria. O propósito dos foliões era criar uma nova agremiação carnavalesca. Até então, a única agremiação organizada era o famoso BAP, sigla do Bloco Amigos do Pedrinho e grande parte dos foliões reunidos no Restaurante pertencia a este bloco.
O Bloco Amigos do Pedrinho já havia se tornado uma tradição do carnaval de Guarapari. A cada ano, o bloco trazia um enredo novo e, disputando o espaço com algumas escolas da capital trazidas pela administração municipal para desfilar em Guarapari, dava orgulho aos moradores e distribuía simpatia na Avenida Joaquim da Silva Lima. Houve um ano, inclusive, que o BAP desfilou com um samba cujo autor era nada mais, nada menos, que o célebre Pedro Caetano, autor da "Valsa de Guarapari".
Os foliões reunidos no Restaurante da Dona Ilda acertaram os detalhes da nova agremiação carnavalesca e, ao final da reunião, estava fundado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Alegre de Olaria, tendo como símbolo o "pandeiro", e as cores do pavilhão: "azul" e "branco". Entre os fundadores estavam Pedro Augusto Ribeiro, Benedito Carlos Ribeiro, Ricardo Cesar Ribeiro, Jailson Alvarenga Simões, Adenilson Castro, Roberto Simões (advogado), Edson Germano, Miguel Loyola, José Pedro Alvarenga, Diná Germano, e outros.
A nova agremiação foi batizada pela Escola de Samba Portela, do Rio de Janeiro.
Em seu primeiro desfile, no carnaval de 1980, a Mocidade Alegre apresentou na avenida um tema livre, cujo samba-enredo de autoria de Silva do Pandeiro expressava em sua letra o fascinante universo do carnaval. Já no ano seguinte, a Escola homenageou o Padre José de Anchieta.
Os desfiles da Mocidade tinham apenas o propósito de envolver os foliões numa brincadeira saudável e despretenciosa. E assim permaneceu até que em 1983 surgiram as escolas de samba Unidos de Guarapari, Juventude de Muquiçaba e Independentes de JK, e o desfile de carnaval passou a ser competitivo e em outro palco. O desfile ganhou infra-estrutura, com arquibancadas armadas ao longo da rua Davino Matos, ao lado do campo de futebol do Guarapari. Neste ano, a Mocidade conquistou o seu primeiro título de campeã, apresentando o samba-enredo "Hoje é o Dia da Sorte", de Carlos Otávio Ferreira (Tavinho).
Em 1987, a Mocidade Alegre de Olaria, já com o terceiro título conquistado no ano anterior, faz uma homenagem a Pedro Caetano, com o samba "É Com Esse Que Eu Vou", de autoria de Edson Germano.
Em 1988, entretanto, o carnaval de Guarapari sofreu um grande impacto. Os desfiles carnavalescos foram paralisados pela administração municipal e assim permaneceu até 1992.
A Mocidade retorna, em 1993, à Avenida Joaquim da Silva Lima, onde antes aconteciam os desfiles de blocos e escolas de samba. O retorno relembra seus antigos sambas-enredo.
Apesar da preocupação da comunidade em apresentar um carnaval cada vez mais profissional e aprimorado, os desfiles ocorridos entre os anos 1994 e 2000 não tiveram competição oficial.
Em 2001 a competição retorna e a Mocidade conquista seu quarto título. A escola de Olaria vence a Juventude de Muquiçaba e as duas se tornam as únicas escolas de samba em atividade no município.
Em 2002, no entanto, a administração municipal resolve acabar com a competição oficial e as escolas remanescentes, Juventude de Muquiçaba e Mocidade Alegre de Olaria, passam a desfilar sem a disputa de título.
Com o samba-enredo "Levanta, Sacode a Poeira e dá a Volta Por Cima", a Mocidade reedita o samba de 1986 e apresenta, em 2005, o famoso refrão da Olaria "Zoeira, Zoeira, Zoeira; A Mocidade tem Zoeira", cujo autor é o compositor Jorge Trindade, conhecido como Jorginho Carvoeiro.




Ao longo de toda a sua História, a Mocidade foi impulsionada e conduzida por homens e mulheres de grande destaque na Escola. Muitos deles permanecem ativos na Escola de Samba.
A Mocidade Alegre já teve à sua frente muitos presidentes, compositores, intérpretes e músicos, além de outros nomes que se destacaram na avenida e nos bastidores.

Presidentes:
Pedro Augusto Ribeiro, Eduardo José Ribeiro, Arnaldo Lyra, Bakoka, Delson Santana, Elcy Nunes Aarão, Caio Loyola, João Ananias, Alaíde Dias Fernandes, Benedito Carlos Ribeiro, Tarcísio Ribeiro Silva Dias.

Ala dos Compositores:
Silva do Pandeiro, Jorginho Carvoeiro, Tavinho, Lili do Banjo, Toninho Balbino, Antônio Loureiro, Jailson Alvarenga, Roberto Simões, Dito, Dudu Azimuth, Pedro Pesquisa, Zinho do Cavaco, Pedro Presidente, Paulo Allochio, Wesley Allochio, Leonardo Allochio, Rogerinho do Cavaco, Valdo do Cavaco, João Pagodinho, Eduardo Hermógenes, Carioca do Pandeiro, Manoel Borges, Rita de Cássia, entre outros.

Mestre Sala e Porta-Bandeira:
Pedro Presidente, Gordinho, Anderson Netto, Coroa, Valda, Derly, Camila, Malu.

Mestres de Bateria:
Edson Germano, Tavinho, João Ananias, Caio Loyola, Silva do Pandeiro e Rodriguinho da Mocidade.

Carnavalescos:
Alberto, Toninho Pangaré, Lameck, Professor Daniel, Paulo Balbino, Adriano Lima, Robson Alves.

Intérpretes e Músicos:
Mauri Barbeiro, Fefeu, Cryso Rocha, Caco de Vidro, Tavinho, Zazimar, Rodrigo da Mocidade, Gerson Sambão, Lilico Chapa Quente, Nando, PC do Cavaco, Rogerinho do Cavaco, Luizinho Simões, Valdo do Cavaco, João Pagodinho, Joca 7 Cordas, Lucas da Mocidade, Trinca, Carlos Lemos, entre outros.

Pessoas Marcantes da Agremiação:
Marião (Ala das Baianas), Viviane (passista), Elenice, Terezinha Vidal, Sônia, Irany, Dona Rosa, Renato Repinique, Nilton Maraca, Zezinho Sujeira, Marinete, Toquinho, Eliza (rainha da Bateria), Márcia Índia, Arnaldo Cidade, Manezinho, Abildes Alfeu, Zé Lauro, Luciano Marques, Beto Guará, entre outros.


Histórico dos Sambas-Enredo

1980
Samba-Enredo: "A Mocidade Te Convida a Brincar"
Compositor: Silva do Pandeiro

1981
Samba-Enredo: "Homenagem a José de Anchieta"
Compositor: Jorge Trindade dos Santos (Jorginho Carvoeiro)

1982
Samba-Enredo: "Guarapari, Suas Lendas, Seus Mistérios e Suas Glórias"
Compositor: Jorge Trindade dos Santos (Jorginho Carvoeiro)

1983
Samba-Enredo: "Hoje é o Dia da Sorte"
Compositor: Carlos Otávio Ferreira (Tavinho)
1º Título da Mocidade

1984
Samba-Enredo: "Bahia, Sublime Força dos Orixás"
Compositor: Aloir Tolentino da Cunha (Lili do Banjo)
2º Título da Mocidade

1985
Samba-Enredo: "De Um Futuro Promissor à Realidade de Um Sonho"
Compositores: Jailson Simões e Antônio do Cavaco

1986
Samba-Enredo: "Levanta, Sacode a Poeira e dá a Volta Por Cima"
Compositor: Jorge Trindade dos Santos (Jorginho Carvoeiro)
3º Título da Mocidade

1987
Samba-Enredo: "É Com Esse Que eu Vou - Homenagem a Pedro Caetano"
Compositor: Edson Germano

1988 - 1992
Paralisação dos desfiles carnavalescos.

1993
A Mocidade retorna à avenida relembrando seus antigos sambas-enredo.

1994
Samba-Enredo: "Deu Teia de Aranha no Samba"
Compositores: Zazimar, Zinho do Cavaco e Pedro Pesquisa

1995
Samba-Enredo: "Sonhos Nossos de Cada Dia"
Compositores: Tavinho e Julio Braga

1996
Samba-Enredo: "Baiacus e Peroás, Se Pescando, Tudo Dá"
Compositores: Zinho do Cavaco e Pedro Pesquisa

1997
Samba-Enredo: "Do Barro e Pés no Chão, Ao Eterno Campeão"
Compositores: Tavinho e Pedro Presidente

1998
Samba-Enredo: "Ao Turista, o Nosso Abraço"
Compositores: Paulo Alochio e Lilico

1999
Samba-Enredo: "O Grito da Natureza, Tola Ação do Homem Predador"
Compositores: Tavinho, Pedro Pesquisa e Jorginho Carvoeiro

2000
Samba-Enredo: "Brasil, Seu Espírito é Santo na Virada do Milênio"
Compositor: Pedro Pesquisa e Tavinho

2001
Samba-Enredo: "Apocalipse - O Despertar de Uma Nova Era"
Compositores: Tavinho, Pedro Pesquisa e Jorginho Carvoeiro
4º Título da Mocidade

2002
Samba-Enredo: "Os Povos do Mundo Inteiro Cantam e Dançam Pela Paz Universal"
Compositores: Rogerinho do Cavaco, João Pagodinho, Valdo do Cavaco e Rodriguinho da Mocidade

2003
Samba-Enredo: "Amor"
Compositores: Paulo Alochio, Pedro Pesquisa, Zinho do Cavaco e Weslei Alochio
Diretor de Carnaval: Paulo Balbino

2004
Samba-Enredo: "Mocidade Alegre de Olaria - 25 Anos, Vamos Comemorar"
Compositores: Rogerinho do Cavaco, João Pagodinho e Valdo do Cavaco

2005
Samba-Enredo: "Levanta, Sacode a Poeira e Dá a Volta Por Cima"
Compositores: Jorge Trindade dos Santos (Jorginho Carvoeiro)

2006
Samba-Enredo: "Divindades Adoradas Por Todos Nós"
Compositores: Ricardo Araújo, Eduardo Hermógenes, Zazimar e Luizinho Simões
Intérpretes: Sambão, João Pagodinho e Valdo do Cavaco
Presidente: Alaíde Fernandes Dias

2007
Samba-Enredo: "África, Ventre Fértil do Mundo... de Berço Esplêndido"
Compositores: Léo Alochio, Paulo Alochio e Wesley Lira Alochio

2008
Samba-Enredo: "No Azul e Branco de Olaria, a Mocidade Canta Hugo Borges"
Compositores: Rogerinho do Cavaco, Pedro Pesquisa, João Pagodinho, Zinho do Cavaco, Valdo do Cavaco, Carioca do Pandeiro, Valdir e Tonico do Cavaco

2009
Samba-Enredo: "30"
Compositores: Tavinho, Pedro Pesquisa e participação especial de Rogerinho do Cavaco

2010
Samba-Enredo: "Parintins: a Festa dos Bois"
Compositora: Rita de Cássia

2011
Samba-Enredo: "Raízes"
Compositores: Tavinho Cidade e Pedro Pesquisa

2012
Samba-Enredo: "As Peripécias de Rei Momo Numa Louca Viagem Pelo Mundo"
Compositora: Rita de Cássia














Texto: Contribuição de Rogerinho do Cavaco

2 comentários:

  1. olha eu gostaria de comentar que depois de longos anos sem eleição como continua até hoje eu fui presidente eleito... faz o favor de lembrar ... caio loyola!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.