terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Guarapari Corre o Risco de Ficar Sem Desfile de Escolas de Samba

Impedida de receber a verba da Prefeitura destinada às Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, a LIGESBC reuniu ontem, dia 10/01, os representantes das agremiações filiadas ao órgão e declarou em breves e enfáticas palavras que não fará a organização do Carnaval de 2011. A declaração veio de forma decisiva pelo presidente da LIGESBC, Pedro Ribeiro, que disse estar muito desanimado e decepcionado com o Carnaval de Guarapari.
Em 2010, a Liga também ficou impedida de servir de intermediária para as agremiações filiadas devido a irregularidades encontradas na prestação de contas do Carnaval de 2009. Segundo foi veiculado na época, a Liga apresentou notas fiscais de despesas que não poderiam ser anexadas ao processo de prestação de contas já que o Convênio com a Prefeitura definia o tipo de gastos que o recurso cobria e as notas em questão fugiam do que havia sido conveniado. Diante do empasse, a AMOCENTRO se ofereceu para receber a verba da Prefeitura (R$ 220.000,00) e realizar os repasses previstos aos blocos e escolas de samba da LIGESBC. Desta forma, os desfiles puderam ser realizados.


Em 2011, as agremiações poderão contar com uma associação formada em 2010 por Themistocles Neto, atual presidente da AMOCENTRO, cujo objetivo é articular a organização e realização do desfile. Tal decisão ainda será tomada na reunião marcada para o dia 12/01, também no Siribeira Clube, quando a Diretoria da Associação definirá as regras para o próximo carnaval junto aos representantes das agremiações.

Na reunião do dia 10, o Vice-Presidente da LIGESBC Almir Gonçalves falou que em março haverá eleição para a nova diretoria da Liga e que ele pretende lançar uma chapa. Também reafirmou a intenção da Prefeitura em liberar o montante de R$ 220.000,00 até o dia 15 de fevereiro - 20 dias antes do Carnaval. Entretanto, os líderes carnavalescos disseram que a data é difícil para as Escolas de Samba adquirirem material e confeccionarem fantasias e alegorias. A data definida para o repasse do recurso foi também confirmada pelo Secretário Adjunto de Turismo, João Manoel Azeredo, que esteve presente à reunião. O Secretário Adjunto falou que está nas mãos da Liga a decisão do que fará com a verba destinada ao Carnaval, inclusive sobre como irá repassar o recurso para as Escolas de Samba Acadêmicos de JK e Imperatriz do Samba que estreiam em 2011.
Insatisfeitos e temerosos, os líderes de escolas de samba e blocos carnavalescos deixaram a reunião entristecidos e prometeram voltar no dia 12 para discutir como será o Carnaval de 2011.

LIGESBC - Liga Guarapariense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos
Entidades Filiadas

Escolas de samba
    • GRES Mocidade Alegre de Olaria
    • GRES Juventude de Muquiçaba
Blocos carnavalescos
  • Bloco Amigos da Fonte
  • Bloco Cachorra Doida
  • Bloco das Misses
  • Bloco Funil
  • Bloco Embalos da Praia do Morro
  • Bloco Papadefus
  • Bloco Quem Não Sabe Brincar Não Brinca
  • Bloco Olaria 2000
  • Bloco Rama
  • Bloco Sururu
  • Bloco Unidos de Guarapari

2 comentários:

  1. Vcs sabem o nome desse pirreot na foto? eu desenhei ele, queria mandar imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anonimo.
      Essa é uma imagem da internet. Mas, pode mandar a imagem, se quiser.

      Excluir

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.