quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Hoje é o Dia Nacional do Samba

Por Priscila Gama, em 02.12.10

Jamelao
É mestre... tá difícil.
Hoje é um dia, um dia só que representa toda uma cultura de uma gente guerreira que ainda que passe por problemas “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”… Hoje é o DIA NACIONAL DO SAMBA.

E eu, pensando no que escrever madrugada a dentro, pensava nas tantas coisas boas que temos, que vemos e que sentimos… mas infelizmente, eu acabei pensando mais nas pessoas que vêem em nossa cultura algo diminutivo e que não deve ser respeitado.
Então, nesse Dia Nacional do Samba, em que todos os célebres – Tia Ciata, Donga, Sinhô, Noel, Cartola, Nelson, Jamelão, Luiz Carlos e tantos outros são lembrados, eu espero sinceramente que o Deus maior abra os corações e as mentes de quem acha que nós, os sambistas não merecemos respeito…. E que esse mesmo Deus, que é rei de todas as nações, não permita que em seu nome, terceiros busquem e consigam minar com nossas manifestações que não possuem nada de errado em seu contexto.
O “mundo do samba capixaba” anda passando por momentos difíceis e para mim, um tanto quanto tristes Um exemplo: Saber que a Piedade não pode ensaiar na rua me deixa pra morrer!!!
Quero pedir então para que nós, os sambistas, especialmente hoje oremos pelos que lutam contra nossas manifestações culturais, pelos que impedem as rodas, pelos que tentam acabar com os ensaios e principalmente, pelos que acreditam que com isso nós vamos desistir.
Mal sabem eles que já houve tempo em que ser sambista era crime, que pessoas morriam por isso… e nem assim o samba morreu! Isto porque o anel – aquele mesmo da música – encontra-se devidamente colocado nas mãos de todos nós que, em uma aliança fazemos todo o espetáculo acontecer… e acontecer… e acontecer!
É isso.
Unamo-nos hoje…. unamo-nos sempre.
E Parabéns pra você!

Publicado no Site Ziriguidum Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.