quarta-feira, 18 de maio de 2011

Seminário do Carnaval Formula Mudanças Para 2012

Planejamento e parceria. Essas foram as duas palavras mais faladas durante o Seminário do Carnaval de Vitória, realizado nos dias 13 e 14 de maio. Dirigentes da Liga Espírito-Santense das Escolas de (Samba), membros de agremiações e trabalhadores da Prefeitura Municipal de Vitória diretamente envolvidos com a folia tiveram a oportunidade de ouvir três grandes especialistas no assunto.
Paulo Villela, diretor de Marketing da Riotur, foi por três anos diretor de carnaval da mesma instituição. Ele coordenava todas as atividades envolvendo a Prefeitura com a festa no Rio de Janeiro.
Quem também trouxe experiências de 27 anos trabalhando no carnaval do Rio foi o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira. Além deles, um dos grandes nomes do mundo do samba carioca também estava presente: Elmo José dos Santos, atual diretor de carnaval da Liesa e ex-presidente da Mangueira.
O principal ensinamento dos palestrantes aos envolvidos com o Carnaval de Vitória foi que não se pode mais tratar a folia apenas como festa. O carnaval é um investimento, que movimenta diversos setores da economia, gerando emprego e renda. Mas, para que essa engrenagem realmente funcione, é preciso planeamento e parceria entre todos os envolvidos.
“O poder público e a Liga assumem a organização e o planejamento do evento. Mas as escolas também têm que fazer o seu papel. Escola de samba é uma empresa e deve ser gerenciada como tal”, disse Castanheira.
Além das palestras dos convidados do Rio de Janeiro, houve ainda uma mesa de avaliação do Carnaval de Vitória, composta pelo secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro, o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, e o pesquisador da folia capixaba, Silvio Marques.
Na tarde de sábado (14), foram realizados três grupos de trabalho: Relação com os veículos de comunicação; Regulamento e calendário do carnaval 2012; Estrutura das escolas e logística. Cada GT apresentou proposições para melhorias da festa capixaba. As indicações serão encaminhadas à Lieses e à PMV para conhecimento e análise de como podem ser feitas.
Na solenidade de abertura, estiveram presentes, além dos convidados cariocas, a ministra Iriny Lopes, o secretário estadual de Turismo, Alexandre Passos, o vice-prefeito Sebastião Barbosa, o presidente da Câmara dos Vereadores de Vitória, Ronaldo Bolão, o secretário de Cultura, Alcione Pinheiro, o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, e o anfitrião, prefeito João Coser.

O secretário Alcione e o presidente da Lieses destacaram os efeitos positivos da volta do governo do Estado ao Carnaval de Vitória. Reforçando ainda mais essa parceria, o secretário Passos anunciou um convênio de mais de 5 milhões para reforma do Sambão do Povo.
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriry Lopes, carinhosamente chamada de ministra do Samba, defendeu o carnaval como uma manifestação da cultura brasileira, com raízes na cultura negra. “O samba mantém vivo nos sambas-enredo a história viva de nosso País, das personalidades da nossa história”, destacou ela para, logo em seguida, se emocionar ao falar das perspectivas para o Carnaval de Vitória.
O prefeito João Coser, em um pronunciamento descontraído, exaltou a magia da Festa de Momo e se disse encantado com o trabalho que acompanha em suas visitas aos barracões e com o espetáculo apresentado no Sambão do Povo.
“Estamos tratando aqui de algo que encanta o mundo inteiro. Promovendo uma grande discussão cultural. E temos certeza de que isso pode contribuir para o engrandecimento da nossa festa. Nós já temos um orgulho muito grande do nosso carnaval”, exaltou.

Matéria publicada no Site Vitória Carnaval 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.