sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mocidade Fará Homenagens Pelo Dia Nacional do Samba

Tarcísio Ribeiro,  presidente da Mocidade Alegre, disse no barracão da escola que a agremiação de Olaria dará uma grande festa no dia 09 de dezembro, em comemoração ao Dia Nacional do Samba.
Além da promessa de show de pagode com "galinhada", a Escola irá homenagear também figuras da cidade que, direta ou indiretamente, contribuíram para o enriquecimento do samba em Guarapari.

Origem do Dia do Samba

Muita gente não sabe, mas o 02 de dezembro é o dia em que se comemora o Dia Nacional do Samba. E, alguns que já ouviram falar nisso, até se perguntam... Mas, por quê? O que tem a ver o dia 02 com o Samba? Terá sido o dia em que se gravou o primeiro samba no país? Será o dia do nascimento de um grande sambista do cenário musical brasileiro? Terá sido o dia da fundação da primeira escola de samba, a Deixa Falar?
Errou quem imaginou qualquer dessas hipóteses!
Na verdade, o Dia do Samba partiu da iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa. Ele queria homenagear o compositor Ary Barroso por ocasião da primeira visita dele à Bahia, no dia 02 de dezembro. 

Anos mais tarde, em 1962, durante a realização do I Congresso Nacional do Samba, no Estado da Guanabara, o deputado estadual Frota Aguiar conseguiu aprovar um projeto de lei que tornou a comemoração um evento nacional. Desde 1972, a data é celebrada nas ruas da duas cidades.
A festa se espalhou pelo Brasil e acabou virando comemoração nacional.
Na Bahia, a comemoração já está em sua 41ª edição. Com um  longa agenda, o Dia do Samba na Bahia contará com várias atrações.

No Dia Nacional do Samba, no Rio, o Trem da Central do Brasil que parte com destino a Oswaldo Cruz fica repleto de pagodeiros. Cada vagão transporta um grupo de sambistas famosos ou não, que vai tocando e cantando até chegar ao bairro onde nasceu Paulo da Portela. O trem só pára na estação de Mangueira para a Velha Guarda da Verde-e-Rosa entrar, e segue em frente.
Em Oswaldo Cruz, todos desembarcam e várias rodas de samba vão se espalhando pelas ruas até tomar conta de todo o bairro. A festa só termina ao amanhecer.


Samba Capixaba

Para comemorar o Dia Nacional do Samba, a capital capixaba recebeu no ano passado uma programação especial. Nas atividades, foram incluídas apresentações em linhas de ônibus de Vitória, roda de samba na Ilha das Caieiras e atrações no Mercado São Sebastião.
O sambista de Guarapari, Rogerinho do Cavaco, participou ativamente das comemorações tocando e cantando nos ônibus da capital. Toda a programação foi gratuita.
Ao que tudo indica, este ano não será diferente.

Fontes:
Blog Batuque na Praia
Site Hora do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÂO: O Blog da Mocidade não publicará comentários ofensivos, obscenos, racistas, que estimulem a violência, sejam contra a lei ou não correspondam ao assunto da reportagem. Todos os comentários serão avaliados.