quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto de Reforma do Sambão do Povo Propõe Investimento de R$ 6 Milhões

A Prefeitura de Vitória, em parceria com o Governo do Estado, apresentou, na abertura do Seminário do Carnaval, na noite de sexta-feira (13), no auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Municipal, o projeto de reforma do Sambão do Povo. O investimento é de quase R$ 6 milhões.
As intervenções no Complexo Cultural Walmor Miranda, o Sambão do Povo, irão melhorar ainda mais o carnaval de 2012. As modificações ocorrerão nos setores A e B dos camarotes e, principalmente, nas arquibancadas. Além disso, toda a área do Sambão será acessível para deficientes físicos.

“Esse é, sem dúvida, mais um importante passo para consolidar o carnaval de Vitória como um dos principais eventos da cultura local. Estamos investindo para melhorar a infraestrutura e a segurança das pessoas que vão ao Sambão do Povo durante a folia”,


afirma o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

Matéria publicada no site: Vitória Carnaval 2012

Seminário do Carnaval Formula Mudanças Para 2012

Planejamento e parceria. Essas foram as duas palavras mais faladas durante o Seminário do Carnaval de Vitória, realizado nos dias 13 e 14 de maio. Dirigentes da Liga Espírito-Santense das Escolas de (Samba), membros de agremiações e trabalhadores da Prefeitura Municipal de Vitória diretamente envolvidos com a folia tiveram a oportunidade de ouvir três grandes especialistas no assunto.
Paulo Villela, diretor de Marketing da Riotur, foi por três anos diretor de carnaval da mesma instituição. Ele coordenava todas as atividades envolvendo a Prefeitura com a festa no Rio de Janeiro.
Quem também trouxe experiências de 27 anos trabalhando no carnaval do Rio foi o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira. Além deles, um dos grandes nomes do mundo do samba carioca também estava presente: Elmo José dos Santos, atual diretor de carnaval da Liesa e ex-presidente da Mangueira.
O principal ensinamento dos palestrantes aos envolvidos com o Carnaval de Vitória foi que não se pode mais tratar a folia apenas como festa. O carnaval é um investimento, que movimenta diversos setores da economia, gerando emprego e renda. Mas, para que essa engrenagem realmente funcione, é preciso planeamento e parceria entre todos os envolvidos.
“O poder público e a Liga assumem a organização e o planejamento do evento. Mas as escolas também têm que fazer o seu papel. Escola de samba é uma empresa e deve ser gerenciada como tal”, disse Castanheira.
Além das palestras dos convidados do Rio de Janeiro, houve ainda uma mesa de avaliação do Carnaval de Vitória, composta pelo secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro, o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, e o pesquisador da folia capixaba, Silvio Marques.
Na tarde de sábado (14), foram realizados três grupos de trabalho: Relação com os veículos de comunicação; Regulamento e calendário do carnaval 2012; Estrutura das escolas e logística. Cada GT apresentou proposições para melhorias da festa capixaba. As indicações serão encaminhadas à Lieses e à PMV para conhecimento e análise de como podem ser feitas.
Na solenidade de abertura, estiveram presentes, além dos convidados cariocas, a ministra Iriny Lopes, o secretário estadual de Turismo, Alexandre Passos, o vice-prefeito Sebastião Barbosa, o presidente da Câmara dos Vereadores de Vitória, Ronaldo Bolão, o secretário de Cultura, Alcione Pinheiro, o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, e o anfitrião, prefeito João Coser.

O secretário Alcione e o presidente da Lieses destacaram os efeitos positivos da volta do governo do Estado ao Carnaval de Vitória. Reforçando ainda mais essa parceria, o secretário Passos anunciou um convênio de mais de 5 milhões para reforma do Sambão do Povo.
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriry Lopes, carinhosamente chamada de ministra do Samba, defendeu o carnaval como uma manifestação da cultura brasileira, com raízes na cultura negra. “O samba mantém vivo nos sambas-enredo a história viva de nosso País, das personalidades da nossa história”, destacou ela para, logo em seguida, se emocionar ao falar das perspectivas para o Carnaval de Vitória.
O prefeito João Coser, em um pronunciamento descontraído, exaltou a magia da Festa de Momo e se disse encantado com o trabalho que acompanha em suas visitas aos barracões e com o espetáculo apresentado no Sambão do Povo.
“Estamos tratando aqui de algo que encanta o mundo inteiro. Promovendo uma grande discussão cultural. E temos certeza de que isso pode contribuir para o engrandecimento da nossa festa. Nós já temos um orgulho muito grande do nosso carnaval”, exaltou.

Matéria publicada no Site Vitória Carnaval 2012

terça-feira, 17 de maio de 2011

Rogerinho do Cavaco Promove Grande Festa de Lançamento do seu 2º CD

A turma que saiu de Guarapari para prestigiar o lançamento do segundo CD da carreira do sambista Rogerinho do Cavaco foi agraciada com um belo espetáculo no espaço cultural do Mercado São Sebastião, em Vitória-ES. A festa, que obedeceu as regras do Edital da Prefeitura de Vitória, foi gratuita e muito bem organizada.
Já disse um grande amigo que "Rogerinho é um cara iluminado... Não é qualquer um que consegue encher um ônibus!". E foi exatamente isso que aconteceu no dia 06 de maio. Um ônibus alugado e uma van saíram da Cidade Saúde completamente lotados. Amigos, fãs e parentes de Rogerinho foram aguardados ansiosamente pelo cantor, compositor e cavaquinista da cidade. Enquanto os convidados de Guarapari não chegaram, o show não teve início.
Diversos sambistas conhecidos do público capixaba compareceram para apoiar o evento como compositores e músicos já consagrados no cenário artístico do Estado. A cantora Dorkas Nunes também esteve presente, assim como o Secretário de Cultura da Capital, Alcione Pinheiro.
O Mercado ficou também repleto de admiradores de Rogerinho, como o pessoal da Velha Guarda da Unidos de Jucutuquara.
" - Gosto de todas as escolas de samba de Vitória." - Disse Rogerinho. " - Mas, a Jucutuquara é a minha escola do coração. E será pra sempre!".

Rogerinho, ao lado de sua fiel banda, apresentou sambas de seu mais novo CD e também aproveitou a ocasião para cantar outros sambas de sucesso. Foi muito aplaudido quando cantou o samba "Vitória dos Meus Encantos".
O espetáculo durou duas horas intensas de samba animado e empolgante. Por fim, Rogerinho promoveu um grande Carnaval cantando sambas de enredo e pagodes que já estão na boca do povo.
Rogerinho promete repetir a dose no dia 20 de maio, quando fará mais uma festa de lançamento no Boteco Bohemia, em Nova Guarapari.
Até lá!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Mocidade Unida da Glória Oficializa Enredo 2012

O homenageado pela Mocidade Unida da Glória em 2012 será Luiz Gonzaga. A agremiação levará para a avenida o enredo: “GONZAGÃO! O FILHO DO SERTÃO, A MAJESTADE DO BAIÃO - 100 ANOS DE GLÓRIAS”, para fazer justa reverência ao centenário deste gênio da Música Popular Brasileira. O presidente da Mocidade, Carlos Roberto Ribeiro, nosso Robertinho da MUG, está bastante emocionado com a escolha do enredo e garante que todos os esforços serão empregados na busca da vitória pelo segundo ano consecutivo. ”Ficamos durante dois meses estudando algumas possibilidades de enredo. Luiz Gonzaga venceu por unanimidade entre o grupo gestor da agremiação”, destaca o presidente.   O carnavalesco campeão 2011, Petterson Alves, promete que a homenagem a Gonzagão e a todo povo nordestino, terá a mesma grandiosidade de vida e obra do rei do baião. “O centenário do Gonzagão nos permitirá uma deliciosa viagem pela cultura nordestina, por meio de uma explosão de cores na avenida, marcada pela alegria das festas juninas, dos forrós pé de serra, do baião, do xote e do xaxado”, enfatiza Petterson Alves. Os primeiros contatos com o secretário de Cultura, Turismo e Desportos, Francisco Robério Saraiva Fontes, da cidade de Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga, mostraram que a empolgação com o enredo não é somente da Família Muguiana. O presidente da Mocidade, carnavalesco e equipe de pesquisa estarão em Pernambuco em breve para tratar dos procedimentos burocráticos que envolvem a festa de Momo.
Matéria publicada no site da Mocidade Unida da Glória.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Blog da Mocidade Divulga o Segundo Vídeo da Série "Velha Guarda"

Pedro Augusto Ribeiro, mais conhecido na comunidade sambista de Guarapari como "Pedro Presidente" gravou entrevista no dia 25 de abril para a produção do 2º Vídeo da Série: "Velha Guarda, Um Resgate Histórico da Mocidade" e, emocionado, falou sobre a sua grande participação na escola de samba que leva o nome do bairro Olaria, local onde reside até os dias de hoje.
Simples e brincalhão, apesar da aparente austeridade e do constante semblante cisudo, Pedro Presidente falou com saudade dos anos em que atuou como Mestre-Sala, durante toda a década de 80, e ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade para o crescimento da Escola.
Quando indagado sobre uma possível apresentação da Mocidade no Sambão do Povo, Pedro disse que isto pode um dia acontecer. "Só não pode ser amanhã..." Disse ele, "Ou este ano...". Pedro citou então que para que isso aconteça de fato, será preciso mais uma vez todo o envolvimento da comunidade, mas que há pessoas ligadas à Escola atuando na Capital que poderiam auxiliar a Mocidade nesse empreendimento, como o carnavalesco Paulo Balbino e a coreógrafa Elisa Coelho.

Por: Julio Cezar Gomes Pinto

terça-feira, 3 de maio de 2011

Blog da Mocidade Busca Parceiros

Olá, Moçada apaixonada pelo Carnaval de Guarapari!
Chegou a sua vez de falar sobre a festa popular mais apaixonante do Município.
Seja um parceiro do Blog da Mocidade Alegre de Olaria!
Se você tem vontade de escrever sobre as escolas de samba, blocos e demais acontecimentos que envolvem o mundo do samba guarapariense, mande um e-mail para a Redação do Blog da Mocidade. Se você for selecionado para ser um dos autores do Blog, poderá postar matérias, vídeos e fotos.
Não perca tempo!
Seja um Blogueiro da Mocidade!
Abraços,

A Redação